Comissão da Região Norte se reúne no Pará

Brasília (12/04/2023) – A Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA se reuniu, na quarta (12), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, para discutir demandas e ações para fomentar o setor agropecuário local.

Na abertura da reunião, o presidente da Faepa, Carlos Xavier, destacou a união dos estados que compõem a região Norte para debater temas em comum, como questões ambientais e fundiárias, para fortalecer o desenvolvimento sustentável regional.

Para o presidente da Comissão, Muni Lourenço, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), o colegiado é uma conquista da região e deve ser utilizado como fórum de discussão dos desafios, gargalos e peculiaridades de cada estado.

Participaram da reunião os presidentes das federações de agricultura e pecuária dos estados do Amapá (Faeap), Luiz Iraçú Colares, do Acre (Faeac), Assuero Veronez, de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, e de Roraima (Faerr), Silvio Silvestre.

imagem

A programação contou com uma palestra do relator do Código Florestal, ex-ministro, Aldo Rebelo, sobre a questão fundiária e ambiental na região Amazônica.

Segundo ele, atualmente a Amazônia é o centro da agenda geopolítica no mundo. “Nenhum congresso relevante trata de aquecimento global, de clima e de meio ambiente sem colocar a Amazônia como questão central”.

O chefe da assessoria de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão, apresentou um panorama político, administrativo, falou da atual composição do Congresso Nacional e trouxe os temas prioritários que tramitam no Legislativo.

O projeto Agro.BR foi outro assunto tratado na pauta. O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, citou os objetivos da iniciativa e as principais ações para promover os produtos de pequenos e médios empresários rurais brasileiros.

A consultora do projeto na região Norte, Giselle Amaral, afirmou que o território possui 92 produtores inscritos, 70 deles estão sendo capacitados, 16 já participaram de feiras, missões, rodadas e programas de aterrissagem e 25 estão em fase de negócios.

Ainda no encontro, o consultor jurídico da Confederação, Rodrigo Kaufmann, falou dos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) nas questões ambientais e fundiárias.

Assessoria de Comunicação CNAFotos: Assessoria de Comunicação FaepaTelefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor twitter.com/SistemaCNA facebook.com/SistemaCNA instagram.com/SistemaCNA facebook.com/SENARBrasil youtube.com/agrofortebrasilforte

https://www.cnabrasil.org.br/noticias/comissao-da-regiao-norte-se-reune-no-para?fbclid=IwAR0LG8snspOjy9a1l6l_1fZA9vqE6a1JaH6ceym5ky-QU1agfhjWWo_qA1w

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: