PRS – Amazônia realiza na próxima quarta (12) live para apresentar edital aberto

PRS – Amazônia realiza na próxima quarta (12) live para apresentar edital aberto

No dia 12/04, às 15h (horário de Brasília), o Projeto reforça o que é preciso para participar do edital e tira as principais dúvidas sobre a Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) disponível para os estados do AM, PA e RO

Na próxima quarta-feira, 12 de abril, às 15h no Pará (horário de Brasília) e às 14h no Amazonas e em Rondônia, o Projeto Rural Sustentável – Amazônia realizará evento online para apresentar a   Chamada de Organizações Socioprodutivas (OSPs): oportunidade voltada a coletivos produtivos nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, e aberta até o dia 30 de abril. O evento será transmitido virtualmente pelo canal do IABSTV (https://www.youtube.com/@IABSTV).

Durante a live, serão apresentados pré-requisitos da Chamada, documentação necessária, prazos importantes, fases de seleção, municípios contemplados, ações previstas, conexão com as famílias vinculadas aos coletivos produtivos e outros detalhes. Ao final, haverá um espaço para perguntas e respostas. A participação é gratuita e aberta ao público.

A oportunidade destinará cerca de R$780 mil em ações voltadas para esses coletivos e famílias associadas que atuam nas cadeias produtivas abrangidas pelo projeto. As OSPs são cooperativas, associações e outras formas de coletivos produtivos, que atuem em alguma etapa das cadeias da castanha-do-Brasil e pirarucu de manejo no Amazonas, açaí e cacau no Pará e café e peixes redondos em Rondônia. Ainda, a Chamada tem foco em OSPs compostas, em sua maioria, por comunidades tradicionais – como quilombolas, ribeirinhos(as) e povos indígenas -, mulheres e jovens ou com lideranças femininas e da juventude.

O intuito da Chamada é selecionar, pelo menos, 15 OSPs e trabalhar em conjunto com elas para construir planos de negócios sustentáveis e participativos, assistência técnica para a organização e investimentos exclusivamente em bens e serviços coletivos, que serão adquiridos pelo Projeto – não haverá repasse de recursos direto para a organização. Além disso, estão previstos cursos à distância e presenciais, mestrado profissional e assistência técnica e extensão rural para as famílias vinculadas às OSPs, por exemplo.

O edital está disponível no site do PRS – Amazônia: https://prsamazonia.org.br/editais/chamada-de-organizacoes-socioprodutivas-osps-nos-estados-do-amazonas-para-e-rondonia/

Sobre o PRS – Amazônia

Atuando em 49 municípios do PA, AM e RO, o Projeto Rural Sustentável – Amazônia é uma iniciativa que busca fortalecer seis cadeias produtivas, desde o cultivo à comercialização: castanha-do-Brasil e pirarucu de manejo no Amazonas, açaí e cacau no Pará e café e peixes redondos em Rondônia. Para isso, o Projeto apoiará Organizações Socioprodutivas (OSPs) para promover práticas de baixa emissão de carbono, inserção dos produtos amazônicos em mercados, assistência técnica e extensão rural e atividades de capacitação, por exemplo.

O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução.

SERVIÇO

LIVE | O edital de OSPs: o que preciso saber

12/04, às 15h (horário de Brasília)

Canal do Youtube do IABS: https://www.youtube.com/@IABSTV

Evento gratuito e aberto ao público

Assessoria de Imprensa PRS – Amazônia
[email protected]

+55 61 9968-9096

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: