Toda ilegalidade deve ser combatida em qualquer lugar do planeta, e a qualquer momento, mas confesso que gostaria de entender qual a razão de começar pelo AMAZONAS, o estado mais preservado do mundo com 97% das florestas intactas. Será que seria porque fazendo no AmaZONAS se confundiria com AmaZÔNIA passando a impressão que tudo agora está resolvido?
Espero que junto com essa operação, que certamente deve acelerar a liberação do Fundo Amazônia, deva vir uma operação que, de fato, não somente de discurso, para agilizar a regularização fundiária na região para separar bandido de produtor rural.
Ainda, também, descobrir porque não foi feito o ZEE do sul e de todo o Amazonas nesses 20 anos.
Vi, recentemente, encontro entre o governador e o presidente da FAEA, com a presença da ADAF, SEMA e SEPROR. Todos nós já sabemos que essa questão ambiental já vem de longos anos, de décadas.
Ai me vem a pergunta: Ciente disso, quantas vezes o secretário da SEMA, o titular, foi ao Sul do AM para tentar encontrar caminhos para evitar o que está acontecendo? Criar condições para regularização? Quantas viagens ele fez até Humaitá, Apuí, Matupi ? O que disse ao governador na recente reunião com a presença da ADAF, SEPROR e FAEA.
Certamente teríamos outra realidade atualmente na região se já tivéssemos o ZEE.