Assim fica difícil dias melhores ao interior. É inaceitável ADIAR reunião sobre o ZEE que foi marcada para ONTEM. Pauderney/Sedcti e Eduardo Taveira/Sema não podem permitir isso…

Continua após a publicidade..

Assim fica difícil para desenvolver o Amazonas, em especial o interior onde não tem o PIM/ZFM.

Soube que adiaram a reunião de ontem sobre o ZEE do Amazonas.

Continua após a publicidade..

O titular da SEDECTI em Brasília tratando de reforma tributária.

O titular da SEMA, em Nova York, na ONU, acompanhando o governador tratando sobre o tema “AGUA”.

E o caboclo que tem no ZEE a única esperança de aproveitar, legalmente, as potencialidades regionais, ter documentos e acessar o crédito rural e melhorar de vida, como é que fica?

Continua após a publicidade..

Esse titulares não tem substitutos?

ZEE tem reflexos nos temas “agua” e “reforma tributária”. Vai ajudar nesses dois temas, então, de grandíssima importância.

Relembrando o assunto ZEE no AM

Continua após a publicidade..
  • Antes do governador Wilson Lima assumir, este assunto ZEE já vinha sendo enrolado pela área ambiental em todos os governos passados. ZEE é uma política ambiental;
  • Quando Wilson assumiu, fiquei três meses no governo, na SEPROR, e fui duas ou três vezes na SEMA para agilizar o ZEE porque era compromisso de campanha e por saber a importância desse instrumento ao estado;
  • Passou 2019, 2020 e em 02/03/2021, o Decreto 43.502 passou para a SEDECTI o assunto, ficando a SEMA como coadjuvante;
  • Fica fácil perceber que a SEMA nada fez em 2019, 2020, até março de 2021. A razão? não sei! O governador determinou, mas nada foi feito;
  • Ontem, dia 22/03/2023, depois de 2 anos do novo decreto, a reunião foi adiada pelos motivos acima citados.

Na foto da postagem, alguns ZEE’s de outros estados. E o nosso?

E a nossa ALEAM?

Ao assumir, o Pauderney disse que quer um interior pujante e produtivo, mas adiando a reunião do ZEE vamos demorar ainda mais para dar uma vida melhor para quem vive no interior.

Continua após a publicidade..

Quem acompanha meu blog sabe que defendia a mudança para a SEDECTI porque na SEMA não sairia NUNCA. Minha esperança ficou renovada quando foi para a SEDECTI. Angelus focou no assunto, mas deixou o governo. Pauderney falou no discurso de posse no tema, mas não pode permitir adiamento. Cada secretaria tem substituto. Já estamos quase em ABRIL.

Já tem empresa contratada para fazer o ZEE do Amazonas? Isso passa por processo licitatório. Tem dinheiro a rodo do Fundo Amazônia…

Desculpe ser insistente, mas sei o quanto é importante o ZEE, é só ver os prints dos outros estados, a importância que dão.

THOMAZ RURAL

2 thoughts on “Assim fica difícil dias melhores ao interior. É inaceitável ADIAR reunião sobre o ZEE que foi marcada para ONTEM. Pauderney/Sedcti e Eduardo Taveira/Sema não podem permitir isso…

  • março 23, 2023 em 5:07 pm
    Permalink

    Meu caro Thomaz, quero te parabenizar por insistir num assunto tão importante para o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas. Eu cheguei a fazer um comentário quando li numa página de jornal de circulação do estado, sobre o Protocolo de Intenções de mais de 2 bilhões de reais, assinado entre o governo do estado e o Banco da Amazônia, para desenvolvimento dos setores primário, secundário e terciário. Ora, se não houver avanços no ZEE, na Regularização Fundiária e no Licenciamento Ambiental, todo esse recurso que o Banco da Amazônia disponibiliza, não será alcançado pelos nossos produtores rurais e agricultores familiares. Isso é fato.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



%d blogueiros gostam disto: