Onde tem Petrucio, Everton e bons técnicos dos dois órgãos é a certeza de que o nosso AGRO vem sendo tratado com profissionalismo, tecnologia e focados no produtor rural

Sepror e Embrapa definem workshops sobre inovação e novas tecnologias de produção

Serão realizados diversos eventos sobre dez cadeias produtivas, promovidos pela parceria entre Governo do Amazonas e Embrapa Amazônia Ocidental

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amazonas, representadas pelos seus titulares Petrucio Magalhães Júnior e Everton Rabelo, respectivamente, reuniram-se, ontem (1º/03), para alinhar a realização de workshops voltados para o desenvolvimento sustentável de dez cadeias produtivas prioritárias.

Os encontros serão direcionados a produtores rurais, representantes de agroindústrias e técnicos de instituições que atuam e vivem da atividade produtiva.

Os eventos estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para apresentar aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa.

O primeiro evento, que será realizado no dia 9 de maio, é voltado para a cadeia produtiva da mandioca e tem o intuito de reunir os produtores rurais que vivem da atividade e que buscam soluções inovadoras, além de integrá-los aos demais elos da cadeia, como as agroindústrias, comerciantes e investidores do setor.

Os eventos serão conduzidos metodologicamente pelos pesquisadores e técnicos da Embrapa e do Sistema Sepror (Idam, Adaf e Ads), com parte teórica e outra prática (visita técnica a uma unidade de produção)

Sequencialmente, estão previstos demais eventos que abordarão as cadeias produtivas da banana, açaí, abacaxi, citrus, guaraná, cupuaçu, olericultura, piscicultura e pecuária sustentável.

Para o chefe geral da Embrapa, Everton Cordeiro, a Sepror tem sido uma grande parceira e sua participação no workshop é fundamental para o sucesso do evento. “Nós trabalharemos as principais cadeias produtivas dos setores agropecuários do Amazonas. Esse evento que iremos realizar, durante todo o ano de 2023, será para sabermos quais são os entraves, as dificuldades, também as potencialidades de dez cadeias produtivas desses setores, assim como suas maiores necessidades para que possamos intervir para sua melhoria e crescimento”, destacou Everton.

O Workshop vai proporcionar um intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial aos participantes e com a interação do público envolvido, serão capitaneadas as demandas pertinentes às suas necessidades rurais e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico para todo o setor produtivo.

Para o secretário de produção, Petrucio Magalhães Júnior, “essa parceria com a Embrapa para a realização desses eventos voltados às cadeias produtivas prioritárias vai elevar muito o nível de conhecimento e interação de quem efetivamente vive do setor primário no Amazonas, que são os nossos produtores rurais, momento único e imperdível”, afirmou o secretário.

Estiveram presentes na reunião os chefes adjuntos da Embrapa, Kátia Emídio e Orlenilson Pinheiro; a assessoria técnica da Sepror e o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas, Airton Schneider.

FOTOS: Tizziana Barbosa/Sepror e Reprodução

LEGENDA: Produção de Mandioca | Equipe Sepror e representantes da Embrapa em reunião

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!


%d blogueiros gostam disto: