Só o governador Wilson Lima assinou esse documento que o ribeirinho do AM levou 20 anos para ser incluído e beneficiado. Essa assinatura já é da segunda adesão, da safra 2022/2023. Por isso defendo a manutenção de uma gestão técnica em todo Sistema SEPROR, pensando nas pessoas, no cidadão, e não em votos, que é uma consequência natural de um trabalho sério…

Opinião do BLOG >

Ver a assinatura de um governador do Amazonas nesse documento de adesão ao Garantia Safra do Governo Federal era um sonho que eu tinha desde 2003, quando nem o Norte era contemplado com esse programa, mas eu já sabia que era extremamente útil aos nossos ribeirinhos. Se beneficiava os produtores do nordeste atingidos pela seca, qual a razão de não beneficiar os nossos ribeirinhos em momentos de CHEIA e até de SECA? Mesmo não sendo ação da Conab, sempre defendia por onde eu passava, em especial em nosso CEDRS. Não é amigo Almir Carvalhal?

Felizmente a presidenta Dilma estendeu ao Norte, mas só o governador Wilson Lima foi sensível ao pleito das entidades como FAEA, FETAGRI e OCB, ouviu o secretário Petrucio, e hoje já é uma realidade.

O trecho do documento que ora divulgo já é o de adesão para o segundo ano de participação do Amazonas.

O Garantia Safra da safra 2021/2022 no momento está em fase de verificação de perdas cumprindo a legislação federal, onde os técnicos vistoriadores estão saindo este mês para para campo com o objetivo de averiguar o que foi plantado e o que foi perdido. (aqui será preciso um ajuste do governo federal para o pagamento do próprio governo federal ser mais ágil). É direto nas agências lotéricas da CAIXA, sem intermediário.
No que diz respeito à Safra 2022/2023, estamos em processo de implementação, o Estado do Amazonas já fez a adesão junto a União (documento abaixo assinado pelo governador) e os sete municípios da bacia do rio Juruá aderiram ao programa junto ao Governo do Estado. As inscrições dos agricultores familiares para esta safra iniciarão em janeiro de 2023 dando prosseguimento ao processo de implementação da referida safra. Outra informação sobre o Garantia Safra é que estamos no período de pagamento de aportes municipais onde 98,22% do valor total dos aportes já foram pagos. Isto comprova o interesse dos municípios em implementar o programa!

Municípios: Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá.

O programa federal Garantia Safra referente a Safra 2022/2023 pagará R$ 1.200 ao ribeirinho. Os da safra 2021/2022 será de R$ 850,00 que teve total de 1.502 agricultores familiares aderidos.

Nenhum outro governo teve essa sensibilidade com os ribeirinhos….

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

2 thoughts on “Só o governador Wilson Lima assinou esse documento que o ribeirinho do AM levou 20 anos para ser incluído e beneficiado. Essa assinatura já é da segunda adesão, da safra 2022/2023. Por isso defendo a manutenção de uma gestão técnica em todo Sistema SEPROR, pensando nas pessoas, no cidadão, e não em votos, que é uma consequência natural de um trabalho sério…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: