Opinião do BLOG >
Antes de qualquer má interpretação quero ratificar que sempre fui e serei pela legalidade dos atos em todos os sentidos, e que votei em branco na última eleição presidencial.
Só não consigo entender é ter um problema há 3 décadas, 30 anos, e não conseguimos meios de encontrar essa LEGALIDADE deixando o Amazonas isolado do resto do Brasil em razão da novela BR-319.
Em síntese, 30 anos, vários governos federais, até ministro, mas nada até agora, só entraves a superar.
O próprio observatório afirma que a NOTA “…repercutiu INTERNACIONALMENTE defendendo os direitos dos POVOS DA FLORESTA...”. A NOTA vem assinada por 12 entidades (print abaixo).
É clara a intenção de jogar o MUNDO contra o AmaZONAS, estado que detém 97% de sua floresta intacta. Estou falando de AmaZONAS, onde está todo o trecho referente a licença do IBAMA. Mesmo a NOTA sendo referente ao trecho que está no AmaZONAS, eles falam em AmaZÔNIA. Isso é estratégico para confundir o mundo que não sabe diferenciar. Se nem o Brasil sabe diferenciar, imagino o MUNDO.
- Deveria ter um “observatório” pra mostrar, INTERNACIONALMENTE, que o guardião da floresta recebeu R$ 50 reais por mês sem reajuste por longos 15 anos.
- Deveria ter um “observatório” pra mostrar, INTERNACIONALMENTE, a renda mês dos povos da floresta.
- Deveria ter um “observatório” para mostrar, INTERNACIONALMENTE, que os recursos recebidos ao longo de quinze anos sequer reajustou em UM CENTAVO o bolsa floresta de míseros 50 REAIS.
- Deveria ter um “observatório” para mostrar, INTERNACIONALMENTE, que o extrativista do Amazonas, em especial o manejador do pirarucu (que eu iniciei a defesa pra a inclusão nessa política) deixou de receber quase um milhão (até mais) em subvenção federal. Uma pena que não tenha “observatório” para a renda dos povos da floresta;
- Deveria ter um “observatório” para acompanhar o índice de insegurança alimentar e subnutrição no Amazonas;
- Deveria ter um “observatório” para acompanhar e divulgar as tecnologias da Embrapa em total respeito a produção com sustentabilidade. Soube que, somente recentemente, uma autoridade local da área ambiental foi visitar a Embrapa, no fim do governo, quando deveria ser no início.
Não sou contra o OBSERVATÓRIO DA BR-319, mas fico triste quando não vejo ATENÇÃO, não vejo “observatórios” voltados para a qualidade de RENDA dos POVOS DA FLORESTA. Aproveito este espaço para fazer algumas ponderações em cima da postagem abaixo, da NOTA DO OBSERVATÓRIO:
- Essa novela da BR-319 já se arrasta há décadas. Fui gestor da Conab no tempo em que o PT estava no poder (15 ANOS) e sei o quanto esse governo focava nos POVOS e COMUNIDADES TRADICIONAIS, inclusive criando bons programas de geração de renda como o PAA e a PGPMio que muitas das entidades que assinam a NOTA sobre a BR-319 nada ou quase nada se esforçaram para que esse recurso chegasse ao POVO DA FLORESTA. Das que assinam, vi esforços apenas do CNS, OPAN e FVA;
- Por que no governo do PT que sempre teve como foco POVOS e COMUNIDADES TRADICIONAIS as entidades que assinam a NOTA não resolveram os entraves citados na NOTA do OBSERVATÓRIO? Povos da Floresta sempre foi a prioridade! Fui gestor naquele tempo e sei o que estou falando. Será que 15 anos foi pouco tempo para retirar os gargalos abaixo apontados?
- Por que nos 15 anos do governo do PT não resolveram os problemas com os 18 povos indígenas sobre o licenciamento das obras?
- Por que nos 15 anos do governo do PT não destinaram as Terras Públicas?
- Por que nos 15 anos do governo do PT não focaram na fiscalização para coibir grilagem, invasões, desmatamento e especulação fundiária? Sabemos que esses problemas sempre existiram…
- Por que nos 15 anos de governo do PT não resolveram o problema de gestão nas UCs e TIs?
- Lutam tanto para criação de UCs como se fossem a solução, mas o próprio observatório afirma que as áreas mais desmatadas estão em 5 (cinco) UCs da BR-319?
- Falam em atraso, mas esqueceram os 15 anos sem solução? Quem me conhece sabe que defendi o governo do PT pelos bons programas que fizeram para o agronegócio familiar, mesmo não sendo filiado. Nunca defendi corrupção de qualquer governo, estou falando de programas e políticas criados nesse governo;
Repito, votei em branco na eleição passada, e não votarei no atual governo, mas é inadmissível que o governo do PT, que sempre teve como foco o POVO DA FLORESTA não tenha solucionado os entraves listados que travam e isolam o Amazonas do resto do Brasil pelas péssimas condições da BR-319.
De quem foi a culpa nos 15 anos do PT de não ter solucionado o problema e permitido que todos os habitantes do Amazonas, incluindo POVOS e COMUNIDADES TRADICIONAIS pudessem ir e vir e conhecer o Brasil através da BR-319? Foi do executivo? Do Legislativo? Do Judiciário? De nenhum? Do mundo?
Quem está nesses poderes, e as lideranças das entidades que assinaram a NOTA, certamente usaram o AVIÃO para sair do Amazonas. E quem não tem recursos para tal? Se a maioria não tem para comer, imagino pegar um avião. Se Deus permitir, em breve estarei fazendo selfie no trem bala que liga Miami a Orlando, e muitos do executivo, legislativo e judiciário também. E as lideranças que assinam a NOTA também. Nós estamos certos, temos que viajar mesmo, conhecer o Brasil e o mundo, mas NÃO é justo que em 30 anos não tenhamos uma solução LEGAL para acabar com o nosso isolamento que também fez perder vidas na pandemia em nosso estado.
Esse tema tem que ser colocado em debate aos candidatos, do presidente ao deputado estadual. E que a partir de janeiro de 2023, seja pauta constante envolvendo os três poderes, a sociedade civil e a EMBRAPA
THOMAZ RURAL



