Opinião do BLOG >
Essa notícia publicado no DOU e que envolve R$ 1 milhão de reais para os produtores de Parintins que tem a DAP física atualizada é muito boa. Ajudei e esperei muito por esse momento na Ilha Tupinambarana. Um milhão que vai parar no bolso do produtor rural com DAP, e alimentos para famílias em insegurança alimentar e nutricional.
Diria à querida Professora Dalva, da Pestalozzi, que estou com saudade de bater um papo, essa inclusão de Parintins nesse programa é o que fizemos, lá atrás, através da Conab. Agora bem mais próximo do produtor e do consumidor (programas sociais). A diferença é que a Conab opera com associações e cooperativas, e o PAA, hoje PAB, com as prefeitura do Brasil operam com produtor individual. O bom é que uma ação não exclui a outra. O produtor pode participar das duas ações, federal e municipal.
Li a matéria que está no site da prefeitura, faria apenas uma correção.
A chamada pública ainda não foi lançada, então antecipadamente não tem como definir antecipadamente que 84 produtores já estão cadastrados e serão fornecedores. É lógico que se tiverem a DAP poderão participar, mas 84 é o número máximo se for considerado o fornecimento no limite total da legislação.
Um exemplo: se a prefeitura, o prefeito Bi Garcia entender que quer limitar em até R$ 5 mil por produtor rural (o que eu acho que seria uma boa proposta a ser avaliada por sua equipe), o número de beneficiário passaria para 200 produtores rurais. Havia uma melhor distribuição de renda entre os pequenos produtores.
Aquele restaurante popular que ainda não está funcionado poderia ser o destino desse alimentos, mas primeiro tem que colocar pra funcionar.
O “Prato Cheio” não pode ser destino desses alimentos porque cobra, mesmo sendo valor simbólico de um real.
Agora, pra fazer essa chamada pública, tem que chamar os parceiros institucionais das tres esferas que conhecem de produção local, quantidade e safra.
Enfim, sei que sempre cobro o prefeito Bi para uma maior atenção ao setor primário, mas agora quero reconhecer que se não fosse sua vontade, Parintins não estaria recebendo um milhão do governo federal para os seus produtores rurais.
Era somente isso que eu vinha sugerindo, recurso federal para o município. Agora, o ideal mesmo era se fosse encontrada uma solução para funcionar o restaurante popular.
Ainda quero presenciar e ver imagens da entrega desses produtos aos programas sociais da Ilha do meu GARANTIDO.
Abaixo, link detalhando a notícia que acabei de comentar..
Parabéns a TODOS os envolvidos…
THOMAZ RURAL
