Diferente do ano passado, agora a SEMA acertou na IMAGEM para divulgar ações de combate à queimada no Amazonas

Opinião do BLOG >

Diferente do ano passado, agora a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) acertou ao lançar mais uma necessária ação no combate às queimadas ILEGAIS, ao crime ambiental. Ano passado, usou a foto do FOGO como se TODO o Amazonas tivesse queimando. Isso eu discordei pq não é a realidade!

Hoje, ao fundo, atrás do governador, vemos mapas com um Amazonas bem VERDE, ou seja, prevalece o nosso VERDE, mas com pequenos pontos VERMELHOS indicando calor, queimadas, que devem ser combatidas se forem ilegais.

Não entendo porque nessas áreas não se acelera a regularização fundiária para identificar quem comete crime.

Esse monitoramento que está por trás do governador mostra que a imagem divulgada no site da WWF está completamente errada, é FAKE, e ninguém diz nada. A imagem que a WWF divulga prejudica principalmente o Amazonas, as pessoas pobres do Amazonas, cujas imagens mostram que preservam o verde, mas só recebem 50 reais por serviços ambientais desde 2007. Se eu fosse da SEMA entraria em contato com o WWF, principalmente se fosse bem próximo a essa entidade. Recomendaria a WWF usar essas imagens da sala de monitoramento da SEMA, e não o Amazonas e o Brasil pegando fogo. Mas fica o silêncio…..quem cala, concorda.

O que tenho sempre pedido é separar a criminalidade feita por bandidos dos nossos verdadeiros produtores rurais.

O que tenho pedido é que essas tecnologias sejam usadas para agilizar o licenciamento ambiental.

Li no texto que está no site do governo que “…a análise remota de geoprocessamento dos alertas de desmatamento e focos de calor, bem como a elaboração do termo de constatação e a lavratura de autos de infração remotos...”. Correto, é isso mesmo!

Mas qual a razão de não usar esse mesmo sistema, ou adaptar, para conceder o licenciamento ambiental de forma REMOTA em áreas que sabidamente não tem problema. Usar a tecnologia para quem quer produzir legalmente no Amazonas, e não exportar empreendedores para outros estados, como já aconteceu.

O governador ratificou o concurso. Eis o trecho da matéria que fala do assunto. “…Wilson Lima também destacou o fortalecimento dos órgãos do Estado que atuam para combater ilícitos ambientais. Ele ressaltou o reforço dos servidores do Ipaam a partir da realização de concurso público. A Comissão Organizadora do Concurso Público do Ipaam foi instituída em dezembro do ano passado. Serão 153 vagas, sendo 107 para nível superior para o cargo de analista ambiental e outras 46 para nível médio para o cargo de assistente técnico. O edital deve ser lançado no ano que vem…”

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Um comentário sobre “Diferente do ano passado, agora a SEMA acertou na IMAGEM para divulgar ações de combate à queimada no Amazonas

  • Essa imagem é no Centro de Monitoramento do IPAAM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!