Opinião do BLOG
Tem coisas que precisam ser melhor debatidas no âmbito do PRONAF AGROECOLOGIA no Amazonas. Afinal de contas estamos no estado mais preservado do MUNDO (97%), e com 57% de áreas protegidas.
O site do BANCO CENTRAL DO BRASIL mostra que, em 2018 e 2019 (até outubro), nenhum PRONAF AGROECOLOGIA foi feito em nosso estado.
Tem em RO, PA, GO, MG, SP, ES, PR, SC, RS, RN, CE, MA, PE, AL e PB.
É isso que não consigo entender, estados que não tem 97% preservado, nem 57% de áreas protegidas, conseguem operar o PRONAF AGROECOLOGIA.
Tenho certeza que o recente conselho (CEAPO) criado pelo governador Wilson, com total apoio do Petrucio, deve pautar esse tema. Contudo, o que vejo, é a priorização da pauta de incluir novas áreas protegidas, esquecendo esse crédito que vai melhorar a vida de quem vive nessas áreas.
Abaixo, fiz print’s do BB, BASA e BNDES para mostrar que nosso público de agricultores familiares está totalmente enquadrado para receber esses recursos.
Com o CEAPO, vamos esperar que o AM apareça nessa lista que está disponível no site do Banco Central do Brasil. As famílias que estão nas áreas protegidas certamente esperam por esse crédito.
THOMAZ RURAL