Opinião do BLOG
Em 31 de julho de 2009, portanto, dez anos atrás, o governador Eduardo Braga assinava decreto estipulando prazo “NÃO SUPERIOR a 03 (três) anos” para a Secretaria de Meio Ambiente executar o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amazonas). Abaixo, divulgo trecho do DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO com essa decisão.
Pergunto:
Passados 10 anos, isso mesmo, 10 anos (quatro governos), até hoje nenhuma região do estado tem o seu ZEE finalizado, homologado. Qual a razão?
Quem já passou pela área ambiental do estado deve saber as verdadeiras razões. Até já ouvi vários esclarecimentos, mas dez anos é demais. Não posso afirmar, mas soube que até recurso disponível já teve para esse fim. Bem, isso é passado, precisamos zerar esse passivo de décadas.
Durante a campanha eleitoral foi um dos assuntos que debati com o Wilson, Carlos e Petrucio. E nesses primeiros meses de governo já vi e ouvi, por diversas vezes, o governo Wilson Lima defendendo, com muita força, a finalização do nosso ZEE.
Com apenas dez meses de governo, já vi a EXPOAGRO resgatada com novo local definido, a subvenção atrasada dos juticultores devidamente paga, o plano safra lançado, entre outras, portanto, diante do que já foi feito em apenas 10 meses, tenho a certeza que o atual governo entregará o estado com o ZEE definitivamente concluído. O setor produtivo do Amazonas clama por esse ZEE. Os debates ficarão muito mais produtivos com o ZEE concluído.
Portanto, como tenho defendido, as novas áreas de proteção ambiental, incluindo a do SAUIM que pega o Rio Preto da Eva e Itacoatiara, só deveriam ser avaliadas e criadas, se for o caso, após a conclusão do ZEE.
Acima, divulgo o mapa do Amazonas com os 57,3% de áreas já protegidas.
Também disponibiliza, a seguir, links de sites que falam do ZEE.
https://www.mma.gov.br/gestao-territorial/zoneamento-territorial
http://meioambiente.am.gov.br/unidade-de-conservacao/
THOMAZ RURAL