Sou fã desses projetos prioritários (21 PP’s) que foram lançados em Manacapuru

Opinião do BLOG

Tá acontecendo em Manacapuru a divulgação e o início de implementação dos 21 projetos prioritários (21 PP’s)  identificados pela equipe técnica do IDAM com todo apoio do Sistema SEPROR. 

Já conhecia essa ideia quando estive na SEPROR logo no início do governo. Mais recentemente, pude assistir a boa apresentação da Eda Oliva, atual presidente do IDAM, detalhando as ações do órgão durante reunião do Comitê de Agronegócios da FIEAM/FAEA.

Fiquei fã dessa ideia dos projetos prioritários. Mesmo sabendo das grandes limitações estruturais para sua implementação, o estado estava precisando ter uma direção. E esses “21 PP’s” apontam uma boa direção. 

É lógico que, com o tempo, vai necessitar de ajustes, mas o que já foi feito pela equipe técnica do IDAM e de todo o Sistema SEPROR, merece reconhecimento. Não é fácil ter essa definição, mas teve critérios, e não significa que as culturas que ainda ficaram de fora deixarão de ser atendidas.

Os “21 PP’s” estão inseridos no Plano Safra do Amazonas 2019/2020 lançado, recentemente, pelo Wilson e Petrucio.

Agora, sabemos que uma maior execução e agilidade dos “21 PP’s” vai depender da chamada dos aprovados nos concursos do IDAM  e da ADAF, que o governo federal disponibilize “chamadas públicas para ATER” e, ainda, que as gerências das unidades locais do IDAM, as 66 UL’s, sejam ocupadas apenas por servidores da casa. Só na impossibilidade, que seja de fora. Esse último ponto vai até ajudar a “Compensa”, pois reduz a inaceitável pressão de vereadores, prefeitos e afins para ocupar as UL’s. Tenho certeza que o governador Wilson Lima, que só tem 8 meses de governo, vai entender essa necessidade o mais breve possível. É bom pra todo o estado, assim a gente avança mais rápido. 

Além do que disse acima, é preciso que os setores que comandam a liberação dos recursos para as secretarias, em especial ao IDAM, conheçam a atividade que compete ao IDAM, que é de campo, de atendimento ao produtor rural dos 62 municípios no continental Amazonas. 

É sempre muito bom ver a presença do titular do Sistema SEPROR nesses encontros. O setor precisa dessa disposição “técnica” e não “política” do Petrucio, deixando o gabinete, indo ao interior, conhecendo a realidade e tentando, dentro das possibilidades, equacionar os entraves.

Parabéns a TODO SISTEMA SEPROR!!

THOMAZ RURAL

 

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: