Petrúcio Magalhães Junior, presidente do Sistema OCB/SESCOOP (AM) |
É em grande estilo e com muitas atividades que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (SESCOOP-AM) promove, a partir do dia 20 de junho, até o dia 12 de julho, uma série de eventos em comemoração aos 40 anos do Sistema OCB no Amazonas e ao Dia Internacional do Cooperativismo, em 4 de julho.
Hoje, o Sescoop/AM mantém 125 cooperativas registradas e ativas, totalizando 14.605 cooperados beneficiados.
Na programação pela passagem do Dia Internacional e as comemorações dos 40 anos do Cooperativismo no Amazonas, voltadas à promoção social e a integração entre entes cooperativistas, estão o Arraial Cooperativo, a Sessão Especial em Homenagem aos 40 anos do Sistema OCB-AM e Comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo na Câmara Municipal de Manaus e na Assembleia Legislativa do Amazonas e a Exposição de Produtos e Serviços das Sociedades Cooperativas, no hall da ALE-AM.
As quatro décadas da introdução do cooperativismo no Amazonas, também estão sendo lembradas no Encontro Estadual do Cooperativismo Amazonense, onde ocorre a cessão de Mérito às entidades que mais se destacaram ao longo de 2012 e o Lançamento do Livro OCB/AM – 40 anos, uma publicação inédita, que resgata a história, as imagens e as memórias de quem contribuiu com o Sistema.
Fechando o calendário de festividades, o Sescoop/AM realiza o Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense e a 4ª Colônia de Férias Cooperativistas, que devem mobilizar mais de 500 cooperados de entidades filiadas.
De acordo com o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior, vários foram os investimentos e as mobilizações em prol do fortalecimento do cooperativismo no Estado. Nos últimos cinco anos, por exemplo, ele cita a capacitação de 200 jovens líderes no interior do Estado, a formação da 1ª turma de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, o soerguimento da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), nos âmbitos nacional, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais (Manaus, Manacapuru, Autazes, Iranduba) e, também, a elaboração e execução do planejamento estratégico de comunicação social do Sistema OCB. “Muitas são as conquistas e chegou o momento mais importante do ano, que é o de mostrar à sociedade o poder e a força do cooperativismo amazonense”, comentou o presidente.
Programação – No calendário de eventos, o Arraiá Cooperativo abre as festividades. No dia 21 de junho às 19h, na sede do Fazendário Clube, na rua Recife, 1550, Parque Dez, o espaço foi cuidadosamente pensado para receber, aproximadamente, 350 pessoas. Barracas com comidas típicas, brinquedos infláveis e pula-pula para os pequenos, bebidas e guloseimas serão comercializadas pelas próprias cooperativas.
E, como todo arraial não pode ser chamado como tal, se não tiver quadrilha, a Cirandrilha, de Manacapuru, vai animar os convidados e colocar todos para dançar, junto com a Quadrilha “Chamegando na Roça” e a banda de forró “Forró Gaiato”. Tudo, conduzido pelo animador Puqueca di Caprio.
No dia 21 de junho, acontece a Sessão em Homenagem pelos 40 anos do Cooperativismo Amazonense e pelo Dia Internacional do Cooperativismo, na Câmara Municipal de Manaus, a partir das 10h. Na oportunidade, serão homenageadas algumas entidades cooperativistas que se destacaram ao longo do ano de 2012. A mesma sessão de mérito será promovida na Assembleia Legislativa do Amazonas, mas na data do dia 3 de julho, às 10h.
Entre os dias 2 e 5 de julho, no hall da Assembleia Legislativa do Amazonas, será montada a Exposição de Produtos e Serviços das Sociedades Cooperativas, que acontecerá das 8h às 17h.
Já nos dias 6 e 7 de julho, a Sescoop/AM instiga o espírito esportivo de cooperados realizando, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense, que deve reunir cerca de 500 pessoas no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), situado na avenida Cosme Ferreira, no bairro São José I.
Entre as modalidades da competição estão futebol society masculino e feminino, voleibol de areia masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino, queimada feminino, dominó misto, sinuca, damas, natação 50 metros e 4×25 masculino e feminino.
Mais que isso, o Sescoop/AM também se preocupou com a responsabilidade social no evento. As cooperativas participantes, cerca de 15, devem arrecadas, cada uma, 50 kg de alimentos não perecíveis a serem doados para entidades filantrópicas.
Para finalizar a programação, nos dias 9 e 12 de julho, também no Clube do Trabalhador, acontece a 4ª Colônia de Férias Cooperativista, voltada para os filhos de cooperados, com idade entre 5 a 12 anos. Entre as atividades para entreter os pequenos, apresentação teatral, cine pipoca, oficinas de embalagem e reciclagem de jornal, banhos de piscina, caça ao tesouro com brindes e passeio externo, entre outras atrações.
Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM
Texto: Carla Santos – Jornalista – Coopcom/AM