Encontro reúne órgãos do estado, prefeitura e pescadores para organizar atividade que movimenta milhões e sustenta centenas de famílias no município.
Por Rodrigo Amorim
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) esteve, nesta terça-feira (4), no município de Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus, para iniciar o cronograma de reuniões de ordenamento pesqueiro e planejamento da Pesca do Mapará 2026. A agenda reuniu representantes do Sebrae/AM, da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), secretarias municipais, vereadores e pescadores da região.
A reunião marca a primeira de uma série de agendas preparatórias que antecedem a pesca, prevista para ocorrer a partir da segunda quinzena de março, no Lago dos Reis, Área de Proteção Ambiental (APA) que abrange sete comunidades ribeirinhas do município. O objetivo é alinhar diretrizes, atualizar cadastros, reforçar regras de manejo sustentável e garantir que a atividade ocorra de forma organizada, legal e com geração de renda para as comunidades do entorno.
Reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Careiro da Várzea. Foto: Rodrigo Amorim
De acordo com o gestor do Projeto de Recursos Pesqueiros do Sebrae/AM, Leocy Cutrim, o ordenamento é decisivo para o sucesso da atividade.
“O trabalho começa muito antes do período da pesca. Estamos estruturando o planejamento das ações da etapa preparatória, com reuniões nas comunidades, oficinas de ordenamento pesqueiro, cadastro de canoas e pescadores e alinhamento com os parceiros locais e estaduais. É esse processo que garante uma pesca organizada, sustentável e com retorno econômico direto para quem vive da atividade”, afirmou.
Segundo Cutrim, o Sebrae apoia a pesca com logística, capacitações e articulação institucional, promovendo encontros comunitários e ações que tornam o processo mais participativo. A atividade movimenta milhões na economia local, com impacto direto na renda dos pescadores e no desenvolvimento do município, aliando geração de renda à preservação do recurso pesqueiro.
A importância econômica e ambiental do mapará também foi destacada pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura. Para João Bosco Ferreira, representante da gerência de Pesca da Sepa, o peixe é um dos principais recursos pesqueiros do Amazonas.
“O mapará é um peixe emblemático para o Amazonas. Envolve de 700 a 800 pescadores por safra, gera cerca de 300 toneladas de pescado nos primeiros dias de pesca e movimenta, no mínimo, R$ 1,5 milhão diretamente para os pescadores. Isso só é possível porque existe manejo, regras claras e fiscalização”.
No âmbito municipal, o secretário municipal de Pesca e Aquicultura do Careiro da Várzea, Mozamir Alves, reforçou que:
“o planejamento antecipado é fundamental para evitar a pesca irregular e proteger o ecossistema do Lago do Reis, garantindo que essa atividade continue beneficiando as atuais e futuras gerações”.
Segundo ele, no ano passado, a pesca do mapará movimentou mais de R$ 2 milhões na economia local, evidenciando a importância da organização e da atuação integrada entre Estado, município, Sebrae e comunidades.
Para quem está na ponta da cadeia produtiva, o trabalho conjunto faz diferença. O pescador artesanal Rusulo Marcos Chagas resume o significado da atividade.
“O mapará é a fonte de renda e de sobrevivência da minha família. Com as orientações, oficinas e apoio dessas instituições, a gente aprende a pescar de forma consciente e também a negociar melhor o nosso produto”, afirmou.
Colônia de Pescadores Z-53, no Careiro da Várzea/AM. Foto: Rodrigo Amorim
As reuniões de ordenamento pesqueiro seguem ao longo de fevereiro em diferentes comunidades da APA do Careiro da Várzea, com oficinas, cadastros e alinhamentos técnicos. A iniciativa integra o esforço conjunto entre Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura para fortalecer a pesca artesanal como atividade econômica sustentável, organizada e geradora de oportunidades no interior do Amazonas.
Fotos: Rodrigo Amorim
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Rodrigo Amorim (92) 98134-5970/ 99522-7662


