Tambaqui na China, pirarucu no Rio: o fracasso imposto ao Amazonas

Opinião/Informação:

É tão escancarada a estratégia de nos manter “deitados em berço esplêndido”, com o empreendedorismo travado em praticamente todas as atividades econômicas, que chego a imaginar que esse projeto de nos manter pobres e isolados sempre contou com a conivência dos governadores. Aqui, ignora-se a ciência da Embrapa, desprezam-se os 21 Projetos Prioritários do próprio governo estadual e, pior, os governadores sequer têm autoridade política para que os ONGueiros executem o ZEE, que eles mesmos enrolam há mais de uma década na SEMA.

No entanto, há algo novo no ar. Quem sempre nos travou já não está tão confortável como antes. A CPI das ONGs escancarou muita coisa — e ainda vem mais por aí.

Enquanto isso, assistimos ao absurdo: o tambaqui “amazônico” sendo produzido na China e o pirarucu enlatado no Rio de Janeiro, longe da Amazônia. Tudo isso ocorre diante de indicadores oficiais econômicos e sociais que não admitem contestação: quase 70% da população já não tem o que comer.

Chegou a hora de fazer tudo diferente do que foi feito até agora — mudando atores e ações.

Não aceito gol contra o Amazonas. Mas é exatamente isso que mais tenho visto.

Veja, abaixo, a matéria sobre a produção de tambaqui na China. A Alemanha já está produzindo pirarucu.

Acorda, Amazonas.

THOMAZ RURAL

https://www.tempo.com/noticias/actualidade/china-ultrapassa-o-brasil-e-se-torna-a-lider-mundial-na-producao-de-tambaqui.html

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!