Opinião/Informação:
Não adianta, deputado Adjuto. Essas duas pautas não andam no Amazonas desde o tempo de Eduardo Braga, passando por Omar Aziz e agora com Wilson Lima. Fico imensamente triste porque estive em 2018, na campanha do Wilson, ajudando a definir programas e ações. Ele ganhou, mas nada mudou nesses dois temas fundamentais: Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e licenciamento ambiental. O número do Wilson era 20, e eu coloquei essas duas pautas entre as 20 prioridades — agilidade no licenciamento e execução do ZEE. Entretanto, com os ongueiros da FAS mandando na SEMA desde 2003, essas pautas simplesmente não andam, porque atendem a interesses internacionais que querem congelar o Amazonas e manter nosso povo dependente e empobrecido.
Logo abaixo mostro uma notícia de 2021, sobre o tal “novo sistema” mencionado pelo presidente do IPAAM. Mas já estamos em 2025, e nada saiu do papel.
Quanto ao ZEE, o governador Wilson Lima já determinou publicamente sua execução em dois momentos diferentes, mas ignoram e ninguém é exonerado.
Sigo fazendo a minha parte, assim como o deputado Adjuto fez com a comitiva de Boca do Acre. Só lamento dizer que, no atual governo, não vejo como essas pautas avançarem — o comando está nas mãos das ONGs e dos bancos internacionais.
THOMAZ RURAL



