Sebrae Amazonas marca presença em Fortaleza para fortalecer a cadeia produtiva estadual e impulsionar a bubalinocultura na região.
O Sebrae Amazonas participa do Encontro Brasileiro de Bubalinocultores, realizado em Fortaleza (CE), de 04 a 07 de novembro, com o propósito de fortalecer a cadeia produtiva de búfalos no estado. A presença da instituição, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e a Associação dos Criadores de Búfalos do Amazonas (ACBA), reafirma o compromisso de fomentar inovação, sustentabilidade e acesso a novos mercados para os produtores amazonenses. A bubalinocultura é uma das atividades mais tradicionais e promissoras do setor primário no Amazonas, destacando-se pela qualidade do leite, da carne e pelo potencial de geração de renda nas comunidades rurais. No evento, o Sebrae busca conectar os produtores locais às novas tecnologias em manejo sanitário, genética, gestão e agregação de valor, impulsionando o protagonismo do estado no cenário nacional.
“Essa participação é estratégica. Queremos não apenas absorver o que há de mais moderno no setor, mas também posicionar a bubalinocultura do Amazonas no cenário nacional. Nossos produtores têm um produto diferenciado, criado em um ecossistema único, e nosso papel é ajudar a transformar esse potencial em competitividade e renda”, destaca Erivan Oliveira, gestor do Projeto de Pecuária do Sebrae Amazonas.
O Sebrae participa do evento com pecuaristas de Autazes, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho e Manaus, reforçando o papel da instituição como articuladora do desenvolvimento rural e da profissionalização dos empreendedores do campo.
“O Sebrae faz um trabalho diferenciado e muito importante para a profissionalização das atividades produtivas, especialmente para os criadores de búfalos no Amazonas. Viabilizar a participação em eventos e visitas técnicas em outros estados faz toda a diferença para quem quer empreender corretamente com foco em resultados. Essa troca de experiências e conhecimentos permitirá o fortalecimento da bubalinocultura em nosso estado”, afirma Petrucio Pereira de Magalhães, associado da Associação dos Criadores de Búfalos do Amazonas (ACBA).
O momento é especial para a bubalinocultura amazonense, que vem conquistando reconhecimento nacional e internacional, especialmente com a premiação de queijos especiais de búfala produzidos no estado. A expectativa é que a participação em eventos como este estimule novas parcerias comerciais, o intercâmbio de tecnologias e o fortalecimento da marca “Búfalo do Amazonas”, associada à qualidade e sustentabilidade.









