Opinião/Informação:
Caravana da Pesca leva conhecimento e oportunidades a pescadores de Nova Olinda do Norte
Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2025, o município de Nova Olinda do Norte recebeu a Caravana da Pesca Sebrae, uma realização conjunta do Sebrae/AM e da Prefeitura Municipal, com apoio da Colônia de Pescadores Z-19 e do IDAM local. O evento teve como objetivo levar conhecimento e fortalecer o setor pesqueiro por meio de oficinas e palestras voltadas aos pescadores e pescadoras da região. Durante a programação, foram realizadas seis oficinas, distribuídas em duas turmas de Pesca Ornamental, duas de Reparos e Manutenção de Redes e Malhadeiras e uma turma de Pesca Esportiva. O encerramento, no terceiro dia, contou com um grande seminário que reuniu cerca de 150 participantes e incluiu palestras sobre empreendedorismo e o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Houve também sorteio de brindes e entrega de certificados aos participantes. A prefeita Aracy Cunha participou do evento e destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social do município. Durante sua fala, anunciou o compromisso de buscar a implantação de uma nova fábrica de gelo em Nova Olinda, voltada para atender o setor da pesca.
“Essa atividade foi de extrema importância para o setor pesqueiro do município, e já contamos com a segunda Caravana da Pesca em 2026”, afirmou Edimar, presidente da Colônia de Pescadores Z-19.
O coordenador das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, Marcelo, também destacou o sucesso da ação e reforçou o compromisso de continuidade do projeto. Para Leocy Cutrim, gestor do Projeto de Recursos Pesqueiros do Sebrae-AM e idealizador da Caravana, a iniciativa representa um marco na aproximação entre o Sebrae e os trabalhadores da pesca:
“Esse evento aproxima o pescador da sua verdadeira identidade, com capacitações que têm a ver com ele. Acima de tudo, coloca o Sebrae como um grande parceiro do pescador e da pescadora. Nosso planejamento é realizar mais eventos como este em outros municípios do Amazonas”, ressaltou.
Ao todo, participaram 150 pescadores nas oficinas e 150 no seminário de encerramento. A Caravana da Pesca Sebrae encerrou sua primeira edição com agradecimento especial a todos os parceiros e, principalmente, aos pescadores, que tornaram o evento uma grande realidade para o setor pesqueiro do Amazonas.
THOMAZ RURAL






