Amigo Thomaz, boa tarde!
Li aqui em um dos nossos grupos, uma carta sua ao Denis Minev, de quem também sou admirador…
Me parece que a pauta das conversas era sobre FLORESTA ou REFLORESTAR. E você comentou que o Produtor não pode esperar dez anos, imagino que, para produzir ou obter renda…
Amigo, gostaria de contribuir com a pauta, informando que no Estado do Pará, a CEPLAC já fomentou o plantio de cerca de 250 mil hectares com cacaueiros em Sistemas Agroflorestais ( SAFs), cuja produção em amêndoas secas de cacau já atingiu a casa das 160 mil toneladas. Tornando o Pará o maior produtor nacional, superando a nossa querida Bahia…
O CACAU é considerado como espécie reflorestadora, além das espécies consorciadas para o sombreamento definitivo ( andirobeira, jutaizeiro, jatobá, taperebazeiro, açaí……..).
Portanto, o Meio Ambiente paraense, considera que já foi feito um reflorestamento produtivo, com Cacau em SAF, de cerca dos 200, 0 mil hectares..,
Me impressiona muito que as discussões giram muitas em referência da Produção Sustentável, mas não se discute como FAZER essa Produção Sustentável…
Mesmo a CEPLAC estando ha 48 anos na Amazônia, não é consultada, e nem é chamada para contar da sua experiência exitosa, aliás, rara na Região…
Pelo contrário, forças, não tão ocultas – sabe-se das motivações e das fontes, desde 1989 ( Gov Collor) -, tentam extingui-la… E agora, a estão EXCLUINDO DE PARTICIPAR da COP-30…
Então veja, caro irmão, a questão do REFLORESTAMENTO PRODUTIVO NA AMAZÔNIA, já se tem experiências testadas há meio século, e por que não fazem?
Porque trabalham há dezenas de anos com Programas e Projetos Rurais equivocados no tocante a:
i) MODELO DE NEGÓCIO DISPONIBILIZADO PARA O PRODUTOR FAMILIAR…
Dos Produtores Rurais no Amazonas, 98,2% se enquadram no extrato econômico de Micros e Pequenos. A maioria vivendo sem Estrutura de Produção, e em estado de pobreza…, e
ii) O ARRANJO JURÍDICO INSTITUCIONAL DAS INSTITUIÇÕES COORDENADORAS DOS PROGRAMAS E PROJETOS, INADEQUADOS…! Não dá para a Assistência Técnica viver separada da Pesquisa… Veja os modelos de Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo…
Mas a luta continua…!
Com apreço!
Valdenor Cardoso



Um comentário sobre ““Estão excluindo a CEPLAC da COP-30! Inaceitável para quem já tem experiência de reflorestamento produtivo na Amazônia”, Valdenor Cardoso”
Parabéns Valdenor (Bulacha), você está certíssimo, abraço amigo.