Enquanto dou NOTA DEZ para esse vídeo, lembrei o que foi prometido e ainda NÃO foi FEITO…

Opinião/Informação:

Muito bom o vídeo do IDAM orientando sobre ROTAÇÃO DE CULTURAS, com a participação de profissionais que conheço há anos e que têm o AGRO na veia e o suor no rosto, fruto de muito trabalho em prol de um Amazonas forte na produção agropecuária. Quando vejo a ADS fazendo o “papel de IDAM”, só reforço a percepção de que a Agência segue tendo “vida própria” desde 2019: sem diálogo, sem ajustes nos programas, sem cumprir as promessas de campanha e, pior, prejudicando não só a imagem do governador Wilson Lima, mas também a minha, já que participei da campanha, ajudei a elaborar as vinte promessas assinadas pelo Wilson em 2018 e até hoje sou corretamente cobrado por elas. Só não tenho a caneta, se tivesse já teria feito TUDO.

O que me deixa mais leve é que o atual governo, de fato, cumpriu compromissos importantes: entregou o Parque de Exposição, resgatou a Expoagro (parada há 5 anos), pagou a subvenção no mesmo ano (ficaram 5 anos sem pagar), implantou o Garantia-Safra, criou o programa de redução de desperdício, já temos o ZARC, o SISBI, o Selo Arte, conquistamos o status de livre de aftosa, foram lançados Planos Safra e o governador tem mantido presença constante na área rural e dentro do Sistema SEPROR. Os outros quase nem apareciam na EXPOAGRO, Wilson transferiu o gabinete para a EXPOAGRO.

Por outro lado, seguem em aberto promessas que nunca se concretizaram: a ADS permanece com todos os programas sem ajustes, a SEMA não avançou no ZEE, e o IDAM ainda é usado de forma muito política. Agradeço ao Petrucio por todo empenho em colocar em prática as vinte promessas – número que fazia referência direta ao da campanha. Quase todas foram realizadas; só a ADS continua queimando o “filme” até hoje. O MPC/TCE sabem, tentam agir, mas acabam sendo ignorados.

Reitero ainda a necessidade de que todas as comunidades do Amazonas tenham acesso à internet via Starlink e energia solar (entre as minhas seis prioridades), para que o interior, a zona rural, o caboclo possam aproveitar as informações já disponíveis em diversas instituições públicas e privadas, muitas delas gratuitas.

Por fim, um ponto que não pode ser esquecido: a pandemia nos ensinou a usar a internet, mas vejo que esse aprendizado está sendo deixado de lado. Os encontros dos FÓRUNS e CONSELHOS precisam ser transmitidos on-line, via Instagram ou YouTube, e permanecer disponíveis para acesso posterior.

Fica a dica!

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!