Amazonas pode e deve abraçar essa causa que tem forte apoio do AGRO

Opinião/Informação:

Hoje, no auditório da FAEA, durante reunião que contou com a presença de inúmeras lideranças do AGRO, além da pauta sobre a EXPOAGRO 2025 e o anúncio do 1º Leilão da Pecuária do Amazonas, tive a oportunidade de conhecer melhor as ações do Hospital de Amor (HA) — referência nacional no tratamento oncológico e que atua de forma totalmente gratuita.

Infelizmente, o Amazonas ainda não conta com uma unidade própria do HA. Apesar disso, só ano passado, mais de 2 mil amazonenses já foram atendidos em Porto Velho, onde o hospital mantém uma unidade especializada no combate ao câncer.

O representante do HA, presente na FAEA, explicou que 30% dos custos do hospital são cobertos pelo SUS, e os outros 70% dependem de doações, sendo o AGRO brasileiro o principal parceiro. Já existem produtores do Sul do Amazonas — de Apuí, Manicoré (Matupi) e Humaitá — que contribuem diretamente com o Hospital de Rondônia. Em Matupi, por exemplo, quase meio milhão de reais já foi arrecadado e direcionado ao HA, mostrando a força da solidariedade do campo.

Todos os presentes ao encontro na FAEA se mostraram sensibilizados e comprometidos em apoiar essa causa. Inclusive, parte das doações já foi destinada ao primeiro leilão da pecuária amazonense, que acontecerá durante a EXPOAGRO 2025.

Em conversa com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, que pautou o tema no encontro, recebi a boa notícia de que o Governo do Estado do Amazonas já sinalizou positivamente para viabilizar a instalação de uma unidade do Hospital de Amor em Manaus.

Essa iniciativa é urgente e necessária. O câncer continua sendo uma das doenças que mais matam no mundo, e ter um hospital de referência no Amazonas significa salvar milhares de vidas, reduzir o sofrimento de famílias que hoje precisam se deslocar para outros estados e fortalecer uma rede de atendimento humano, gratuito e de qualidade.

Reforço: o atendimento do Hospital de Amor é 100% gratuito, com apenas uma parte subsidiada pelo SUS. O restante só é possível graças ao apoio de pessoas, empresas e, principalmente, do setor agropecuário.

O Amazonas pode e deve abraçar essa causa. Com união, solidariedade e compromisso social, podemos trazer para Manaus uma unidade do Hospital de Amor e transformar a realidade de milhares de amazonenses que lutam contra o câncer.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!