A valorização da pesquisa e da inovação foi destaque no evento desta sexta-feira (25) na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em solenidade que celebrou o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. O evento reuniu professores, mestres, doutores, representantes institucionais e autoridades para comemorar os avanços da ciência no estado, além de anunciar novos investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Presente no evento, Serafim Corrêa, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), destacou o comprometimento do Governo do Amazonas com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). E ressaltou que a gestão estadual tem cumprido o compromisso de investir de forma contínua e responsável no setor, por meio da Fapeam, contribuindo para transformar conhecimento em desenvolvimento para a sociedade.
O vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, reforçou a importância do evento como reconhecimento ao trabalho dos cientistas e ao papel da ciência para o desenvolvimento sustentável da região. Segundo o empresário, a Amazônia representa uma oportunidade única para o avanço da bioeconomia e que esse caminho só pode ser trilhado com investimento em pesquisa, inovação e valorização dos saberes locais. “Investir em ciência não é um luxo, mas uma necessidade estratégica, uma aposta no futuro, mais justo, competitivo, sustentável e soberano”, afirmou.
A diretora-presidente da Fapeam, professora doutora Márcia Perales, fez amplo balanço das ações da fundação nos últimos seis anos e meio, com ênfase nos resultados obtidos e nos novos investimentos para o segundo semestre de 2025. A gestora anunciou a reabertura de dois importantes editais da Fapeam: o PAPPE (Programa de Apoio à Participação de Eventos), que concede apoio financeiro para a participação de mestres e doutores em eventos científicos, tecnológicos e artísticos no Brasil e no exterior; e o edital de Pós-Doutorado, que concede bolsas a pesquisadores residentes no Amazonas, para que realizem estágios no país ou fora dele, com o objetivo de fortalecer a produção científica local. Os interessados devem acessar o site da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br) para consultar os editais completos, que contêm todas as orientações sobre requisitos, prazos e formas de submissão.
Outro destaque do evento foi o lançamento do “Perfil da Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas – 2017-2024”, estudo inédito elaborado pela Fapeam que mapeia a evolução da pós-graduação no estado. Segundo Perales, o número de cursos de mestrado cresceu 300% e o de doutorado 200% nos últimos 18 anos, com 33 novos cursos aprovados somente em 2024. Além disso, 33 programas de pós-graduação obtiveram elevação de nota junto à Capes, refletindo o salto de qualidade da formação científica no estado. Ela também informou que houve aumento significativo no número de bolsas ofertadas pela fundação, com 60% de crescimento no mestrado e 53% no doutorado.
Durante sua apresentação, Márcia Perales também compartilhou conquistas expressivas da Fapeam. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 880 milhões em CT&I, com o lançamento de 170 chamadas públicas – quase metade delas inéditas – e mais de 25 mil propostas submetidas. A atuação da Fapeam chegou aos 62 municípios amazonenses, por meio de programas como o Ciência na Escola (PCE), contribuindo diretamente para o desenvolvimento educacional e científico em todas as regiões do estado. A fundação foi ainda reconhecida como a 5ª agência do mundo que mais investe em pesquisa sobre a Amazônia, conforme artigo publicado em 2023 na revista IUCVA. Outra conquista importante foi a liderança, pelo 5º ano consecutivo, do ranking nacional de investimento estadual na formação de mestres e doutores com recursos próprios, colocando o Amazonas como referência nacional nesse tipo de fomento.
O evento também teve caráter celebrativo e simbólico, valorizando o papel dos cientistas, dos professores e das instituições parceiras que contribuem para o fortalecimento da pesquisa. A mesa foi composta por representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fiocruz, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da própria FIEAM. O auditório Gilberto Mendes Azevedo ficou lotado pelos participantes do evento. Emocionada, Márcia Perales agradeceu a confiança do governo estadual, o apoio das instituições parceiras e o trabalho das equipes da Fapeam. “Essa é uma conquista coletiva. A ciência é a mola propulsora do desenvolvimento e reafirmamos aqui o nosso compromisso de seguir avançando juntos”, finalizou.




