O Amazonas está marcando presença em busca de conhecimento, parcerias e networking na 20ª edição da Megaleite, realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).
Nesse cenário, a Missão Técnica do Sebrae, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), destacou-se como agente transformador para os produtores amazonenses, com ênfase em inovação, melhoramento genético e integração de mercados.
A delegação do Amazonas, composta por produtores dos municípios de Manacapuru, Manaus e Borba, participou de uma programação que incluiu visitas técnicas a propriedades-modelo e laticínios no município de Piracema (MG), com foco em manejo sustentável e gestão eficiente.
A caravana também participou de uma reunião com a Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, fortalecendo parcerias institucionais com o Sebrae, a FAEA e os sindicatos rurais, além de pleitear a participação da Associação Girolando na Expoagro 2025, em Manaus.
O destaque da missão foi o Grupo São Pedro, liderado pelo pecuarista Francisco Helder Peixoto e pelo médico veterinário Dr. Virgílio Cortez Júnior, que conquistou o primeiro lugar no Torneio Leiteiro da Megaleite 2025, na categoria Vaca Jovem.
A vitória do Grupo São Pedro celebra não apenas o desempenho de uma vaca campeã, mas também a capacidade da região Norte de se reinventar por meio da adoção de genética leiteira de ponta.
Somando esforços ao Programa de Melhoramento Genético Bovino do Sebrae Amazonas, a comitiva reuniu-se com o deputado federal Emidinho Madeira, idealizador do Programa Mais Genética Minas, que já beneficiou mais de 500 mil vacas leiteiras de pequenos criadores no interior de Minas Gerais por meio de inseminação artificial.
A ideia é ampliar esse programa para o Amazonas, democratizando o acesso à genética de qualidade entre os pequenos produtores. “Esse é o nosso objetivo”, destaca Erivan Oliveira, analista de Agronegócio do Sebrae Amazonas.









