Opinião/Informação:
Segundo fontes, o governador Wilson Lima está decidido a acabar com essa vergonha: o Amazonas ainda não tem seu Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) porque falsos ambientalistas impedem isso desde 2003. Ex-governadores do Amazonas, como Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo, ouviram ONGs e “ongueiros”, mas não priorizaram essa ferramenta fundamental. Não é, no mínimo, estranho?
Ontem, em matéria que está na capa desta postagem e link abaixo, o ZEE do Amapá foi aprovado na Assembleia Legislativa daquele estado, na presença do governador Clécio Luís. Esse avanço reforça ainda mais o atraso do Amazonas nesse tema. É, sem dúvida, vergonhoso que os nossos 24 deputados estaduais, sabendo que essa pauta se arrasta há décadas, nada tenham feito para garantir o desenvolvimento sustentável do estado.
Leiam a matéria do Diário do Amapá! Como já disse – e repito – precisamos afastar do Amazonas aqueles que atuam contra os interesses do nosso povo. Roraima avançou, agora é a vez do Amapá. Até quando vamos ficar para trás?
As palavras do governador do Amapá no evento de ontem deixam claro o impacto positivo do ZEE:
“É um dia histórico, a abertura para futuros investimentos no Estado, trazendo segurança jurídica, ambiental e política para tudo o que se pensar fazer neste estado, desde um simples estudo em pesquisa aplicada, passando pelas decisões de estado, políticas públicas, até a decisão de um empreendedor que queira investir no Amapá. Tem tudo para ser um grande exemplo para o Brasil, uma grande vitrine na COP 30, em Belém”, destacou o governador Clécio Luís.
Os benefícios do ZEE estão claros. E agora, Suframa? E agora, CIEAM? Continuarão firmando parcerias com aqueles que nos travam? E os nossos 24 deputados estaduais, vão continuar calados, assistindo aos estados vizinhos avançarem enquanto absorvem nossos empreendedores? O Amazonas não pode mais esperar!
Atualizar o do PURUS, e finalizar o do SUL do Amazonas são prioridade URGENTÍSSIMAS! Como o Amazonas é continental, vamos aprovar na ALEAM e sancionar por região. Eu estive nos três primeiros meses do governo Wilson Lima exclusivamente para tocar essa pauta, mas fui ignorado pela SEMA nas vezes em que fui nessa secretaria, cujo titular é ongueiro e nunca teve interesse em fazer. Enrolou três anos, depois passou para a SEDECTI, que tenta, mas é travada pelos que não querem o nosso ZEE.
THOMAZ RURAL