EMPÓRIO do AGRO do SEBRAE com evento de 15 até 17 de abril. Veja o local

Empório de Agronegócio do Sebrae Amazonas reforça produtos regionais e apoio à candidatura de Manaus à Unesco

Com programação diversa de 15 a 17 de abril, o evento promove agronegócio regional, conecta empreendedores e destaca a riqueza da gastronomia amazônica

De 15 a 17 de abril, das 8h às 19h, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Amazonas) realizará o Empório de Agronegócio no Mercado de Origem da Amazônia, no Complexo Boothline, localizado na Rua Tamandaré, nº 22, Centro de Manaus. Criado em 2016, o evento retorna com o propósito de se consolidar como um espaço para comercialização, troca de experiências e fortalecimento do agronegócio regional, conectando produtores, empreendedores e consumidores.

A edição da feira contará com a presença de 30 expositores apoiados pelo Sebrae Amazonas. A previsão é atrair cerca de 1 mil visitantes, capacitar 150 pessoas e impulsionar o agronegócio regional, gerando conexões estratégicas e oportunidades de negócios. O evento é voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs), produtores rurais, piscicultores, agroindústria e consumidores em geral.

O Empório de Agronegócio trará uma diversidade de produtos como frutas, verduras, pescados, laticínios e muito mais. A programação inclui aula-show de gastronomia amazônica com degustação, destacando os sabores da região, além de orientações técnicas.

O pescado será o protagonista desta edição, com um número maior de estandes dedicados às espécies regionais, como tambaqui, matrinxã, filé de pirarucu e aruanã, valorizando produtos beneficiados e de alta qualidade. A escolha reflete a época do evento, estrategicamente programada para os dias que antecedem a Semana Santa.

“O Empório tem como principal objetivo conectar empreendedores ao mercado consumidor. Mais do que um espaço de vendas, o evento oferece uma oportunidade única para que pequenos produtores apresentem e lancem seus produtos. É o momento perfeito para empreendedores divulgarem suas marcas, alcançarem novos públicos e realizarem vendas diretamente aos consumidores”, falou o gestor de projetos do Sebrae Leocy Cutrim dos Santos.

“A programação do evento será diversificada e dinâmica, com aulas-show que exploram a utilização dos produtos regionais, como pescados e frutas amazônicas. Sem necessidade de inscrição prévia, a ação permitirá uma interação espontânea entre participantes e profissionais”, completou Leocy.

Além disso, o Empório de Agronegócio também busca ressaltar Manaus como candidata ao título de “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cidade concorre internacionalmente, destacando a riqueza e a inovação da culinária amazônica como um elemento cultural de relevância global.

Selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco

Em fevereiro, Manaus foi escolhida pelo Comitê de Seleção do Governo Federal como representante brasileira na categoria Gastronomia. A decisão, que contou com a participação dos Ministérios do Turismo, da Cultura e das Relações Exteriores, envolveu mais de 20 cidades de todo o país.

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas promove a cooperação global entre cidades que fazem da criatividade um pilar para o desenvolvimento sustentável. Ao pleitear o título, Manaus reafirma sua relevância cultural e econômica, evidenciada por sua culinária única e expressões criativas. A iniciativa tem apoio técnico do Sebrae Amazonas, destacando o compromisso local com a economia criativa, que impulsiona geração de empregos e transformação social.

A candidatura da cidade é embasada em critérios rigorosos da Unesco, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, viabilidade financeira e engajamento das autoridades locais. “Essa oportunidade eleva Manaus a um novo patamar, destacando o impacto transformador de sua gastronomia no cenário global”, ressalta a diretora-superintendente do Sebrae Ananda Carvalho Normando Pessôa.

“Seguimos firmes na disputa, e iniciativas como o Empório Agronegócio, promovido pelo Sebrae Amazonas, reforçam ainda mais a candidatura da nossa cidade, valorizando produtos regionais e fomentando conexões entre cultura, inovação e sustentabilidade. A conquista do selo da Unesco tem o potencial de posicionar Manaus como uma referência mundial em gastronomia criativa, consolidando seu protagonismo no mercado internacional”, disse Ananda.

➡️ https://am.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/emporio-de-agronegocio-do-sebrae-amazonas-reforca-produtos-regionais-e-apoio-a-candidatura-de-manaus-a-unesco/

Fotos: Foto Wellington Mamud / Sebrae Am.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Am): am.imprensa@am.sebrae.com.br ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!