Opinião/Informação:
A Conab do Amazonas precisa se movimentar! Os recursos financeiros do MDS acabam indo para outros estados, enquanto aqui ficamos de fora de programas essenciais. O Programa do Arroz sequer chegou ao Amazonas, e o Nordeste e o Norte de Minas Gerais com vantagens na pontuação do PAA/CDS como se aqui não tivesse produtor em situação crítica e famílias com fome. Esqueceram a estiagem! A Conab do Amazonas tem que falar, jamais se calar para se manter no cargo.
Ficar acomodado, apenas recebendo salário no final do mês, não é justo com os clientes da Conab. Ninguém da Conab esteve presente na pesca do Mapará, e agora estamos vendo a safra de alguns peixes aparecer, como mostra o vídeo de hoje. As colônias e associações de pescadores sabem exatamente quando isso acontece. O PAA/COMPRA DIRETA é menos burocrático, rápido e ágil.
Enquanto isso, a Conab está recebendo milhões para formação de estoques, mas o peixe é o nosso “grão”, pelo menos até agora. Já chegamos a comprar 600 toneladas pelo PAA/Compra Direta, e ainda há técnicos capacitados na casa que sabem como operacionalizar essas compras. Mas sem estímulo, sem mobilização e sem cobrança, esse dinheiro continuará indo para o Sul, Sudeste e Nordeste.
Os pescadores do Amazonas precisam de uma remuneração justa na safra, e, ao mesmo tempo, temos milhares de famílias passando fome em Manaus e no interior. Então, vamos sair do conforto e agir!
O governo federal é do PT, e onde está a cobrança para que os recursos venham para cá? E o MDA, onde está? Está na hora de trabalhar para garantir que o Amazonas tenha acesso ao que é seu por direito!
THOMAZ RURAL
Veja vídeo no Youtube. Ele foi postado pelo Gibson no Grupos do Fórum das IGs. Aliás, quem sabe uma IG desse peixe na região?
