AFEAM comemora anistia irrisória e expõe falta de financiamento

Opinião/Informação:

Essa notícia da AFEAM, longe de ser positiva, é extremamente preocupante. Comemorar insignificantes R$ 2 milhões em anistia é, na verdade, uma confirmação de que a agência não conseguiu operar o crédito de maneira efetiva no Amazonas. Apenas 77 operações realizadas são um dado alarmante em um estado onde 65,6% da população vive sem renda, sem emprego e com fome.

É claro que, sem financiamento, não há desenvolvimento. Esses números revelam que o crédito praticamente não saiu da AFEAM e, consequentemente, não chegou às mãos dos nossos produtores rurais, que dependem disso para alavancar suas atividades.

Não se trata de criticar a direção da AFEAM, com quem mantenho um bom relacionamento, mas divulgar esses números vai totalmente contra o que mais deseja o governador Wilson Lima: promover o desenvolvimento econômico no interior do Amazonas.

Uma anistia tão baixa é prova de que o crédito ofertado foi igualmente baixo, ou seja, a AFEAM não conseguiu cumprir sua função de incentivar a produção e gerar oportunidades no estado. O Amazonas precisa de uma política de crédito forte e abrangente, principalmente em um cenário tão crítico. Sem isso, é impossível tirar nossa população da pobreza e colocar o interior no caminho do progresso.

O governador Wilson Lima precisa fazer ajustes urgentes em alguns pontos da gestão, caso contrário, o Amazonas vai continuar exportando empreendedores para estados vizinhos dificultando o cenário para 2026. Se não acreditarem em mim, é só perguntar dos agentes oficiais o que vem ocorrendo aqui e nos estados vizinhos quanto ao crédito rural.

Este espaço continua a disposição para esclarecimentos e posicionamentos. No próprio BLOG tem área para comentar, se posicionar.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: