Opinião/Informação:
Bati um papo com Paulo Alex Carneiro, que, após anos dedicados ao PhD nos Estados Unidos, está de volta ao Amazonas. Ele se afastou do CRMV em 2014 para cursar o doutorado no College of Veterinary Medicine da Michigan State University, onde realizou uma importante pesquisa sobre o perfil da tuberculose bovina em rebanhos do estado.
Atualmente, Paulo lidera um estudo em parceria com a FVS para investigar a presença de tuberculose zoonótica em trabalhadores rurais e profissionais que têm contato direto com rebanhos bovinos e bubalinos. Além disso, está desenvolvendo um projeto para a criação de um Centro de Biotecnologia da Reprodução Animal no IFAM, fortalecendo a pesquisa e inovação no setor.
Com o processo eleitoral do CRMV, inicialmente previsto para agosto de 2025, sendo antecipado para abril, Paulo me contou que foi convidado por um grupo de colegas médicos-veterinários e zootecnistas para liderar uma chapa de oposição. Após 10 anos afastado do Sistema CFMV-CRMVs, ele decidiu aceitar o desafio, comprometendo-se em trabalhar por uma gestão mais representativa e alinhada às demandas da classe.
Paulo Alex é professor do IFAM desde 1995, quando a instituição ainda era a Escola Agrotécnica, e foi um dos fundadores do curso de Medicina Veterinária do IFAM, que permanece até hoje como o único curso público de veterinária no Amazonas. Conheço Paulo de longa data, sempre dedicado ao fortalecimento do agronegócio familiar e empresarial no estado. Seu retorno e sua dedicação renovada certamente trazem grandes expectativas para o setor.
THOMAZ RURAL