Exemplo para o CIEAM e SUFRAMA evitarem ONGs que nos travam e empobrecem

Opinião/Informação:

Recebi este belo milho, vindo da zona rural de Manacapuru, especificamente da região de Cabaleana, uma área de várzea. Ele foi cultivado com muito esforço e dedicação por nossos produtores rurais, que enfrentam inúmeros desafios diariamente.

Abaixo, compartilho um dos slides da apresentação da EMBRAPA, que revela dados sobre a produção e a produtividade do milho no Amazonas, tanto em áreas de várzea quanto de terra firme. Esses números evidenciam o potencial agrícola do estado, que conta com tecnologia avançada desenvolvida pela EMBRAPA, situada a poucos quilômetros de Manaus, na rodovia AM-010.

Infelizmente, essa tecnologia é frequentemente ignorada por alguns especialistas em clima e meio ambiente, que sequer se dão ao trabalho de visitar a EMBRAPA para conhecer as soluções já disponíveis. Diante disso, acredito que instituições como o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) e a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) deveriam convidar o Chefe Geral da EMBRAPA para apresentar essas informações detalhadamente. Essa ação pode ser um divisor de águas, mostrando que há caminhos mais rápidos e eficazes para promover o desenvolvimento do interior e devolver dignidade aos produtores rurais, permitindo que voltem a sorrir com sua produção e, mais importante, com dinheiro no bolso.

O mais interessante é que isso pode ser feito sem a presença de intermediários que, muitas vezes, apenas complicam o processo. Não raramente, esses intermediários criam pequenos projetos de alcance limitado, que são amplamente divulgados na mídia como grandes conquistas, mas que não correspondem à realidade. Basta comparar os recursos financeiros que já receberam com os resultados entregues: há uma clara discrepância.

A solução está em valorizar e fomentar diretamente o trabalho do produtor rural, aproveitando a tecnologia e a pesquisa da EMBRAPA para transformar a agricultura do Amazonas em uma referência de produtividade e sustentabilidade.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: