Búfalo: Oportunidade Econômica e Nutricional para o Interior do Amazonas

Opinião/Informação:

A matéria publicada pelo JORNAL ÀCRÍTICA sobre o evento que destacou a importância do consumo de carne de búfalo é um marco para promover não apenas a qualidade desse alimento, mas também seu impacto positivo na saúde humana, na geração de emprego e renda, e na segurança alimentar e nutricional do Amazonas. O evento, realizado na Fazenda Santa Rosa (de propriedade de Edney Marques), contou com a participação de importantes instituições, como a ACBA (representada por Jussara Haddad), UFAM (com a presença de Fábio Jacobs) e FAEA, além de produtores rurais engajados.

A carne de búfalo tem baixo teor de gordura, e rica em nutrientes essenciais. Como destacou o presidente da FAEA, Muni Lourenço Silva Junior, “o Amazonas possui vocação e expressão nacional na criação de búfalos, sendo o terceiro maior rebanho do país”. Além disso, o búfalo é uma espécie altamente produtiva, considerada uma verdadeira “máquina” na produção de carne e leite, cujos subprodutos são reconhecidamente nutritivos e saudáveis.

Essa cadeia produtiva vai além da geração de alimentos de alta qualidade: ela desempenha um papel estratégico na economia local. A criação de búfalos fomenta emprego e renda, especialmente no interior do estado, onde a atividade agropecuária é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico. Paralelamente, a produção sustentável e respeitosa ao meio ambiente fortalece a imagem do Amazonas como referência em conservação ambiental.

No contexto da segurança alimentar e nutricional, a carne de búfalo tem o potencial de ampliar o acesso a proteínas de qualidade para a população amazonense. Seu desenvolvimento, alicerçado em práticas científicas e sustentáveis, contribui diretamente para a soberania alimentar do estado, permitindo que o Amazonas seja cada vez mais autossuficiente na produção de alimentos e no aproveitamento de seus recursos naturais.

Investir no potencial da criação de búfalos é, portanto, investir no futuro do Amazonas. Este setor tem a capacidade de unir saúde, sustentabilidade, geração de renda e respeito à biodiversidade, consolidando a posição do estado como líder em soluções agropecuárias inovadoras e sustentáveis.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: