Cidade Empreendedora encerra ciclo 2024 em Beruri
Atuação do programa impactou mais de 1.400 pessoas no município
O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria entre o SEBRAE Amazonas e a Prefeitura de Beruri, concluiu suas atividades do ciclo de 2024, na quarta-feira (04). Com mais de 50 ações realizadas, o programa beneficiou diretamente mais de 1.400 pessoas, deixando um legado de desenvolvimento econômico e social para o município, que possui 20.718 habitantes, segundo o IBGE, e cerca de 2,4 mil pequenos negócios, de acordo com o DataSebrae.
Entre os beneficiados está a artesã Josilane Pereira Maciel, de 45 anos, que encontrou no curso de bordados uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Eu comecei no crochê durante a pandemia e, agora com o certificado em mãos, quero empreender ainda mais e ajudar outras pessoas que também desejam aprender”, contou, que já vive da venda de suas peças e agora pretende diversificar sua produção com as novas técnicas aprendidas.
Já a confeiteira Ivana Zileia Coelho, de 39 anos, viu no programa a chance de transformar sua paixão por doces em uma fonte de renda estável. “Com a qualificação do SEBRAE, consegui aprender mais e hoje tenho encomendas diárias. Faço bolos para casamentos, aniversários e vendo bolos caseiros todos os dias. Isso garante uma renda extra para minha família”, explica Ivana.
Para o estudante de enfermagem João Lima Luzosa Júnior, de 37 anos, o curso de Atendimento à Pessoa Idosa representou mais que aprendizado técnico: foi uma oportunidade de retribuir à comunidade. “Foi um curso muito proveitoso. Trouxe conhecimento e tenho certeza de que isso já está transformando o município”, afirmou.
Uma das principais conquistas do ciclo foi a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que assegura a qualidade sanitária de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos e mel. O processo incluiu a adequação da legislação, capacitação de equipes técnicas e a aprovação da lei pela Câmara Municipal.
De acordo com a secretária de Governo de Beruri, Silvana Araújo, o Cidade Empreendedora trouxe mudanças significativas para o município. “O programa está deixando um legado de aprendizado e empreendedorismo. Tivemos melhorias expressivas, desde capacitações até a implantação do SIM, que fortalece o setor primário e abre novas oportunidades de comercialização para os nossos produtores. Essa parceria entre o SEBRAE-AM e a Prefeitura de Beruri foi essencial para que alcançássemos esses resultados”, destaca Silvana.
O programa também ofereceu capacitações em áreas como design gráfico, fotografia, marketing digital, gestão e liderança, oratória, robótica educacional, boas práticas na produção de farinha de mandioca, criação de peixes em tanques, entre outras.
Além disso, artesãos de Beruri participaram da Feira do Empreendedor 2024, ampliando a visibilidade de seus produtos e fortalecendo suas redes de negócios.
Segundo o Analista Técnico do SEBRAE-AM, Robson Gadelha, houve uma redução significativa no número de famílias cadastradas no CADÚNICO. “Antes, eram 8.344 famílias, e agora esse número caiu para 7.495. Isso demonstra como o programa impactou a economia do município, ajudando as pessoas na geração de renda e desenvolverem seus negócios”, afirma o analista.
Ciclo 2025 e adesão – O Cidade Empreendedora, estruturado em 10 eixos estratégicos, é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa oferece soluções práticas para o fortalecimento das políticas públicas e o incentivo ao empreendedorismo, promovendo avanços em áreas como inclusão social, sustentabilidade e geração de renda.
O edital para adesão ao ciclo 2025 do programa está disponível até 31 de janeiro de 2025. Os municípios interessados podem acessar o chamamento público pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.