Por ASN Amazonas
–
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) por meio da diretoria representada pela superintendente, Ananda Carvalho, a diretora técnica, Lamisse Said e a diretora financeira, Adrianne Antony, participou na última terça-feira (26) da assinatura do Termo de Adesão que institui uma interlocução com o Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos). Na ocasião, um painel de investimentos e economia no Amazonas foi apresentado no Miniplenário Cônego Azevedo do Poder Legislativo.
De acordo com a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, a iniciativa converge com a missão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Dentro das nossas responsabilidades somos responsáveis pela qualificação para exportação tanto do empreendedor, quanto da preparação do produto para exportar. A partir dessa assinatura nós vamos intensificar a partir das demandas as nossas ações de internacionalização”, explicou.
No evento, o Secretário de Relações Internacionais, Bruno de Alcântara Góes, também tomou posse como vice-coordenador do Nuriam. “A expectativa é a melhor possível de assumir como vice-coordenador do Nuriam. Me sinto honrado por participar desse grupo de trabalho e pretendemos trabalhar muito com o deputado João Luiz para trazer mais investimentos para o estado do Amazonas”, afirmou Bruno.
O coordenador-geral de comércio exterior e assuntos internacionais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Arthur Lisboa, continuou o debate sobre a atuação da autarquia federal e atração de investimentos no estado. “Temos desenvolvido nos últimos anos uma metodologia de prospecção ativa por novos investimentos e que tem trazido bons resultados, principalmente, na questão de energia renovável, de eletroeletrônicos e de duas rodas. Temos batido recordes de empresas instaladas e empregos gerados diretamente. Nos últimos dados de indicadores do mês de setembro atingimos o pico de 125 mil empregos diretos no Polo Industrial de Manaus (PIM), então, a economia está extremamente aquecida”, pontuou o coordenador Arthur Lisboa.
/>
Ao buscar fortalecer a integração com entidades públicas em todas as esferas para se construir soluções para o desenvolvimento do Amazonas, o coordenador do Nuriam, deputado João Luiz afirmou que o núcleo busca parcerias que sejam relevantes ao desenvolvimento do Amazonas. “O núcleo tem o objetivo de fazer essa interlocução da paradiplomacia para ver o desenvolvimento do nosso estado. Essa integração do Sebrae-AM é de suma importância”, disse.
–
NURIAM
O Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas foi criado em 14 de agosto de 2023 com objetivo de subsidiar a legislação do estado, promovendo estudos e debates para promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural do estado, fortalecendo sua competitividade internacional. Além disso, busca auxiliar o governo do estado em ações que contribuam para a construção de parcerias internacionais, para a atração de investimentos e a promoção do intercâmbio de conhecimento e tecnologia. Para isso, busca firmar parcerias estratégicas com órgãos do governo do estado, como a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a Secretaria de Estado de Produção Rural, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia entre outros para impulsionar a paradiplomacia do Amazonas. Além disso, busca parcerias com instituições da sociedade civil que sejam relevantes ao desenvolvimento do Amazonas. Apesar de pouco tempo de existência, o NURIAM possui entregas importantes. Firmou acordo, por meio de uma carta de intenções, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – Região Centro da República Portuguesa para promover a interação entre startups de tecnologia.
O núcleo também firmou parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra e a UNIGREEN para promoção do I Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasquez. Por meio do requerimento ao governo do estado, de 01 de outubro de 2024, o NURIAM solicitou a retomada dos voos diretos entre Manaus e Lisboa. No âmbito acadêmico e cultural firmou parceria com o Instituto Brasil-China (IBRACHINA), que junto ao Instituto Confúcio e a Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM) possibilitou a vinda de duas professoras da China para ensinar mandarim, as quais atuaram desde janeiro de 2024.
–
Sebrae Amazonas
O Sebrae Amazonas firmou Convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com duração de 30 meses e meta de atender 100 empresas em Manaus. A PEIEX prepara as empresas brasileiras para exportação de seus produtos de forma planejada e segura. O programa é dividido em 5 etapas: Identificação do Potencial Exportador da empresa, Identificação do nível de prontidão da empresa para exportação, Pactuação de um Plano de Trabalho orientado à exportação, Implementação do Plano de Trabalho e Conclusão do Plano de Trabalho e entrega do Plano de Exportação da empresa. A execução do convênio começou em junho de 2024 e 12 já empresas aderiram ao programa, são elas:
1. Fontes Comércio;
2. Galo da Serra;
3. Rico Farinha;
4. Marcado Amazônico;
5. Pastifício Baré;
6. Amazon Porridge;
7. Original Nutts;
8. Natuselva;
9. Sabor dos Sonhos;
10. Queijaria Tradição D’Lourdes;
11. Elevar;
12. SB Santiago Consultoria Empresarial.