Opinião/Informação:
Este evento do setor AGRO amazonense conta com o patrocínio da Fazenda PIRACEMA, AmazonNat, FAEA, SICOOB, SEBRAETEC e SEBRAE. Abaixo, compartilho uma matéria que destaca a compra de 240 mil toneladas de café brasileiro pela maior rede de cafeterias da China.
Essa notícia reforça a visão que defendo sobre o papel da ADS: ela deve atuar como uma verdadeira agência de desenvolvimento, indo além da simples promoção de feiras. É fundamental que a ADS busque ativamente mercados para nossos produtos, prioritariamente os com Indicações Geográficas – IGs, tanto no Brasil quanto no exterior.
A China, assim como Estados Unidos, Europa e Índia, é um dos maiores emissores de poluentes do planeta. Nesse contexto, o Amazonas, já é um exemplo de produção sustentável. Precisamos investir na produção de café em nosso estado, utilizando as avançadas tecnologias da EMBRAPA e aproveitando as áreas já mapeadas pelos técnicos do IDAM. Dessa forma, podemos gerar desenvolvimento econômico para a nossa população e promover uma agricultura que respeite o meio ambiente. Isso tudo é possível sem reinventar a roda. Está na AM-010 (Embrapa) e na ULBRA (IDAM/Sepror).
THOMAZ RURAL