Alunos do SENAR-AM tem aula prática no “Viveiro de Mudas Castanheira”

Os alunos dos cursos técnicos em Florestas e Fruticultura do Polo de Ensino de Manaus, participaram de aula prática no Viveiro de Plantas Castanheira, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, de propriedade de Marcelo Renan Teles. A ação, que ocorreu em outubro, faz parte do programa de Formação Técnica do Senar Amazonas. A visita prática integra as disciplinas de planejamento estratégico e planejamento da produção (curso de Fruticultura) e planejamento florestal (curso de Florestas). Acompanharam a atividade de campo, a coordenadora da Formação Técnica do Senar Amazonas, Ana Pimenta e as tutoras das turmas, Karoline Emily e Juliana Feijó.

No primeiro momento da prática, os alunos puderam conhecer, em conversa com o proprietário do viveiro, quais as dificuldades, oportunidades e demandas legais essenciais para o funcionamento de um viveiro florestal, além de conhecer e executar a repicagem, um dos processos realizados num viveiro.

No segundo momento, foi pedido aos alunos que atuassem como técnicos em atendimento a um cliente. “Eles fizeram a avaliação das condições do empreendimento e puderam através das problemáticas encontradas, discutir com os colegas e planejar soluções para os desafios encontrados no empreendimento e sentiram ‘na pele’ qual o papel de um técnico ao visitar uma propriedade, um cliente, o quão importante é conhecer os processos de um empreendimento e a compreender as exigências dos órgãos públicos para o seu funcionamento correto”, relatou a tutora da turma do curso técnico em Florestas, Karoline Emily.

A turma de fruticultura realizou, na ocasião, as etapas do processo de produção de mudas de frutíferas, referentes à implantação do pomar, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações vigentes para implementação de um viveiro de mudas. “Durante a aula prática da disciplina de planejamento de produção, participaram de uma oficina de repicagem de mudas e posteriormente elaboraram um calendário agrícola das frutíferas credenciadas e certificadas no viveiro”, detalhou a tutora da turma de fruticultura do polo Manaus, Juliana Feijó.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: