Wilson atende pedido da FAEA, e Daniel Borges comunica início da entrega de suplemento alimentar para 12 municípios

Opinião/Informação

Este é um esforço essencial em um momento de grande adversidade no interior do Amazonas. Garantir alimento para o gado e para os pequenos pecuaristas significa assegurar a segurança alimentar e nutricional de muitos amazonenses. Isso também possibilita a continuidade do acesso à carne e ao leite para as famílias, além da venda do excedente. O pedido foi recebido pela FAEA, encaminhado ao governador durante a EXPOAGRO e prontamente atendido. Hoje, vejo na mídia o secretário Daniel Borges anunciando o início das entregas para amanhã, dia 25/10/2024. Um povo bem alimentado adoece menos, aprende melhor e a violência diminui. Esta é mais uma ação em que qualquer investimento é sempre muito bem-vindo.

THOMAZ RURAL

Abaixo, matéria da SEPROR…

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela estiagem aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realiza nesta sexta-feira (25/10), a primeira entrega de suplemento alimentar para apoiar a atividade da pecuária no Amazonas. Ao todo, serão entregues 1112 toneladas de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas de 12 municípios. O evento será realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do Novo Céu e Autaz Mirim (Apcam), no município de Autazes (distante a 113 quilômetros de Manaus), às 9h. Os municípios beneficiados são Manaus, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã. De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o suplemento alimentar deve beneficiar mais de 1 mil pecuaristas, que diante a diminuição das chuvas tem perdido a qualidade de suas pastagens por conta da estiagem. “Essa é mais uma ação integrada do Governo do Amazonas para estarmos beneficiando aquelas pessoas que mais precisam neste momento difícil devido à estiagem. É um investimento necessário as famílias que vivem do campo”, ressalta Daniel Borges. O insumo que chegará aos pequenos pecuaristas amazonenses foi anunciado pelo governador Wilson Lima durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), após atender o pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea). “Foi um anúncio muito positivo do Governador do Estado para socorrer os pecuaristas que enfrentam o momento difícil da forte seca”, ressaltou, Muni Lourenço, presidente da Faea.

Sobre a suplementação

A suplementação para a produção da pecuária garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais, principalmente em épocas de estiagem, ou pastagem avariada, contribuindo com o aumento da produção de carne e leite, melhorando a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens.

Critérios para recebimento

1. Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência

2. Ser pecuarista afetado ou impactado pela seca;

3. Possuir Cartão do Produtor Primário;

4. Estar cadastrado na Adaf

3. Ser assistido pelo Idam;

4.Possuir plantel de bovídeos de até 10 animais;

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: