Elas pelo Coop Amazonense realiza missão de intercâmbio no Espírito Santo com participação de 34 lideranças do estado
Liderada pelo presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, e a superintendente Cláudia Sampaio, a missão técnica “Elas pelo Coop Amazonense” promoveu uma troca de experiências inovadora no Espírito Santo. Com a organização da equipe do Sistema OCB/AM, representada por Fernanda e Edson, o grupo buscou fortalecer as lideranças femininas no cooperativismo. A ação contou com o apoio do Sebrae Amazonas e reuniu 34 lideranças, representando 8 cooperativas de 6 municípios do Amazonas.
A seguir, destacam-se as cooperativas e suas respectivas lideranças participantes:
1. COOÍNE – Tefé
Participantes: Elena (Presidente), Sahori e Neuziane (Núcleo de Mulheres).
2. AGROFRUT – Urucará
Participantes: Clicia (Extensionista) e Andrea (Núcleo de Mulheres).
3. COOPERAR – Boca do Acre
Participantes: Elizangela (Diretora de Comunicação), Maria Carolina, Joselinda e Olga (Núcleo de Mulheres).
4. COOPMASSU – São Sebastião do Uatumã
Participantes: Rosemeiry Almeida (Presidente), Missiane, Daiane e Débora (Núcleo de Mulheres).
5. COPASA – Manaus
Participantes: Renilson (Presidente), Marinete (Coordenadora do Comitê Elas pelo Coop Amazonense), Arileia, Gleice e Sebastiana (Núcleo de Mulheres).
6. COOPERJUTA – Manacapuru
Participantes: Verônica (Presidente), Ana Márcia e Liliane (Núcleo de Mulheres).
7. COOPFAMMA – Manacapuru
Participantes: Auristela (Diretora).
8. COOMAPEM – Manacapuru
Participantes: Eliana (Presidente), Nivani, Rayanne e Elilane (Núcleo de Mulheres).
A missão proporcionou um intercâmbio de boas práticas e inovação com destaque para a visita à COOPRAM, cooperativa da agricultura familiar que, em 2023, alcançou um faturamento de R$ 26 milhões e reúne 400 cooperados. Durante a visita, as participantes amazonenses tiveram a oportunidade de discutir estratégias de gestão e sustentabilidade no cooperativismo. A jornada também incluiu uma visita à CAFESUL, onde as cooperativas conheceram o núcleo de mulheres da cooperativa e a produção de cafés especiais, além de vivenciarem uma rica troca de experiências. O encerramento da missão aconteceu com uma visita à sede do Sistema OCB/ES, onde o grupo foi recebido pelo Superintendente Carlos André e sua equipe. Esse encontro consolidou a importância do intercâmbio e reafirmou o compromisso das cooperativas amazonenses em promover a inclusão e o empoderamento feminino no cooperativismo. Essa missão marca um novo capítulo para o desenvolvimento do cooperativismo no Amazonas, inspirando novas práticas e fortalecendo a rede de cooperação entre as mulheres líderes.
THOMAZ RURAL