Vila do Novo Céu tem DIA DE CAMPO com apoio do SENAR e do SEBRAE

Na sexta-feira, 18 de outubro, o Senar Amazonas promoveu, em convênio com o Sebrae/AM, um ‘Dia de Campo’ na Fazenda Novo Tempo II, na Vila do Novo Céu, em Autazes. A ação, que teve como tema: bovinocultura de leite – manejo de pastagem e capineira, foi destinada a produtores rurais de Autazes, atendidos pela metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

O presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço, esteve presente na abertura do evento, juntamente com a equipe técnica da instituição. “Esse Dia de Campo tem um significado muito especial porque praticamente todo o conteúdo das palestras que vão ser dadas nas estações foram pensadas no sentido de nos preparar para aquilo que os cientistas estão dizendo que vai ser o ‘novo normal’, que são as mudanças climáticas, que segundo as previsões, teremos verões mais rigorosos, menos chuvas e o que eles chamam de eventos climáticos extremos, podendo trazer grandes impactos à nossa atividade. Então, nós precisamos nos preparar pra esse cenário novo que está se apresentando”, alertou Muni Lourenço, na abertura do evento.

Lourenço destacou a importância de se desenvolver cada dia mais, uma pecuária de alta eficiência nas propriedades. “O pecuarista tem que ter, cada vez mais, a visão de que a pastagem precisa ser cuidada como uma lavoura. Será preciso ser também agricultor para saber manejar a pastagem e que ela tenha a maior vida útil possível para diminuir os custos. E para isso é preciso saber manejar e isso vai ser abordado aqui”, detalhou, na ocasião.

Também participaram da abertura, o pecuarista assistido pela ATeG, Tadeu Cabral, o pecuarista assistido pela ATeG e presidente da Associação de Pecuaristas e Produtores do Novo Céu e Autaz Mirim (APCAM), Dalton Cerudo, o pecuarista assistido pela ATeg, Franciso Paiva Neto e o produtor rural assistido pela ATeG e dono da propriedade que sediou o Dia de Campo, Samuel Castro.

Estações

O Dia de Campo contou com três estações. A primeira, que tratou do manejo e tratos culturais das pastagens, foi conduzida pelo técnico de campo e agrônomo, Milton Carmona. A segunda, onde os participantes aprenderam sobre recuperação e manejo de capineira, foi ministrada pelo instrutor, agrônomo e zootecnista, Lucas Almeida. Já a terceira estação, que teve como tema o manejo e sanidade animal após o período da estiagem, teve à frente o instrutor e veterinário, Carlos Modestino.

Calendário integrado

A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no Estado. Busca também sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental e adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: