O intuito da atividade é treinar os Agentes de Desenvolvimento para atuarem com crédito nas unidades
O SEBRAE Amazonas, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e prefeituras municipais, realizou nesta sexta-feira (11), de forma on-line, um treinamento com os Agentes de Desenvolvimento (ADs) dos municípios de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré e Parintins com o objetivo de prepará-los para operar crédito AFEAM nas Salas do Empreendedor.
Ainda em fase piloto, o projeto visa expandir a oferta de crédito aos empreendedores desses municípios por meio das Salas do Empreendedor. A expectativa é que, em 2025, pelo menos 50% das Salas do Empreendedor do estado operem com crédito, sendo atendidas pelos ADs. Atualmente há 49 Salas que contam com 88 profissionais. A iniciativa faz parte da parceria entre o SEBRAE-AM e a AFEAM, formalizada por meio de Termo de Cooperação Técnica.
Durante a reunião, as equipes técnicas do SEBRAE, da AFEAM e das Salas estiveram presentes para alinhar os próximos passos da operação e discutir as principais estratégias para a execução do projeto-piloto, que inclui o treinamento, cadastro e habilitação no sistema da AFEAM.
Para o Diretor de Crédito da AFEAM, João Batista Tavares, o treinamento é necessário para tirar dúvidas e preparar os profissionais para atuarem com o acesso às linhas de financiamento destinadas aos empreendedores dos municípios. “Esse processo é muito importante para o SEBRAE e para a AFEAM. Estamos aqui com a nossa equipe para ajudar a melhorar os atendimentos, expandir as linhas de crédito no estado e incentivar ainda mais os pequenos negócios das localidades”, explicou Tavares.
“Vamos rodar o projeto piloto de forma conjunta em quatro municípios, ajustando o que for necessário para, assim, expandir para todas as Salas do Empreendedor que quiserem. Esse momento é crucial para esclarecer dúvidas e entender como os processos serão executados a fim de melhorar e ampliar os atendimentos e o acesso à oferta de crédito”, afirmou Jane Riellen Pantoja, gerente da Unidade de Crédito do SEBRAE AM.
Com um longo histórico de parceria entre o SEBRAE-AM e a AFEAM, a operação de crédito direto nas Salas do Empreendedor marca uma nova fase de atuação. Por meio dessa colaboração, as instituições capacitaram os Agentes de Desenvolvimento (ADs) e realizaram diversos encontros de alinhamento e planejamento estratégico. Além disso, o SEBRAE tem promovido uma série de atividades voltadas ao aprimoramento do atendimento nas Salas do Empreendedor, capacitando os profissionais e oferecendo suporte em parceria com as prefeituras municipais.
As Salas do Empreendedor facilitam processos como abertura, regularização e baixa de empresas, além de prestar serviços para Microempreendedores Individuais (MEI), em uma parceria entre o SEBRAE e as prefeituras municipais, em conformidade com a Lei Complementar nº 123/2006.