Treinamento de Maturação de Queijo do Senar é pioneirismo no Amazonas

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Senar Amazonas realizou o inédito treinamento de maturação de queijo para produtores rurais e empresários do ramo de bovinocultura de leite.

Todo o treinamento foi ministrado pela instrutora do Senar São Paulo, Íris Parizotto. De acordo com ela, esta foi a primeira vez que uma regional do Senar realiza este treinamento, dando destaque ao pioneirismo da regional amazonense.

A parte teórica do treinamento e a prática de análise do queijo foram realizadas no estande do Sistema Faea Senar Fundepec/AM durante a 46ª Expoagro, no Parque de Exposições, Eurípedes Ferreira Lins. Já a visita técnica, que integrou a programação do treinamento, ocorreu na Fazenda São José, sede do Laticínio Amazon Nat, de propriedade do produtor rural, José Mário Rezende, no município de Presidente Figueiredo.

O presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço e a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, participaram da cerimônia de certificação do treinamento, no dia 27, no espaço de palestras do estande institucional.

“O Brasil começa a ver que o Amazonas sabe produzir queijo e queijo de qualidade”, comentou Muni Lourenço ao destacar que o treinamento vai dar ainda mais condições para o Estado avançar em conquistas e qualidade dos queijos a nível nacional e até internacional.

Para a superintendente Jeyn’s Alves, não teria melhor maneira de comemorar 30 anos do Senar Amazonas do que realizando treinamentos pioneiros como este. “Então dizer que o Senar está aqui promovendo, a gente fez as pontes, o presidente é entusiasta, tem todo esse conhecimento que está sendo passado, mas a responsabilidade de andamento é toda de vocês e que vocês acreditem também na importância desse conhecimento, assim como o Senar acredita, como todos os nossos parceiros que acreditam”.

‘Start’

A instrutora do treinamento, Íris Parizotto, disse que aceitou o convite do Senar Amazonas, para que fosse possível dar o primeiro ‘start’ na capacitação em maturação de queijos no Estado. Ela já esteve no Amazonas, anteriormente, para treinamento de jurados para análise sensorial, para concursos de queijo.

“O Amazonas é um lugar interessante para iniciar esse treinamento, pela necessidade, é claro, mas também por essa curiosidade científica que o amazonense tem em explorar novas oportunidades de negócio, não só dentro da ciência, mas também como geração de emprego e renda. E nós temos os produtores rurais que ainda não foram assistidos dentro dessa área de produção, de maturação de queijos. Já produzem queijos, mas agora eles têm um novo caminho, uma nova oportunidade, para que descubram ou redescubram a potencialidade que eles têm”, avaliou.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

https://sistemafaeasenar.org.br/noticias-senar/pioneirismo-regional-do-amazonas-realiza-1-treinamento-de-maturacao-de-queijo-do-senar-durante-a-46-expoagro

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: