Manaus entra na disputa pelo selo de Cidade Criativa

Entidades e parceiros oficializaram a candidatura durante a Feira do Empreendedor 2024

Por ASN Amazonas

Entidades e parceiros em conjunto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), oficializaram durante a Feira do Empreendedor 2024, a candidatura oficial da capital manauara ao Selo de Cidade Criativa da Gastronomia. Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco promove cooperação internacional dentro e entre as cidades do mundo que investem na cultura e na criatividade como um acelerador do desenvolvimento sustentável.

Para se candidatar, a Abrasel junto a empresa amazonense Ecko Produções, realizaram a elaboração de uma identidade visual voltada a promover uma das categorias criativas consideradas pela Unesco, tais como: literatura, design, artesanato e arte popular, filme, música, artes midiáticas e gastronomia. Quanto à capital, a proposta para a marca consiste na valorização da cidade, por meio do uso do Tucumã, principal elemento e símbolo da gastronomia local.

Na ocasião, a gestora do projeto, Débora Sales, afirmou que a participação na rede da UNESCO incentiva Manaus a buscar soluções inovadoras para os desafios urbanos, ambientais e sociais. Segundo a gestora, isso impulsiona o setor de turismo, movimentando a economia e gerando renda para os empreendedores locais.

“A adesão de Manaus ao programa de Cidades Criativas promove o desenvolvimento de setores econômicos ligados à criatividade, como design, música, gastronomia, artesanato e moda. Isso cria novas oportunidades de negócios e gera empregos, diversificando a economia local além da tradicional Zona Franca de Manaus”, comentou Débora.

O Sebrae-AM oferece suporte técnico e informações estratégicas para a competitividade da candidatura, estimulando, articulando e apoiando a transformação de Manaus para o conceito de Cidade Criativa.

O selo é concedido aos municípios que demonstram um compromisso notável com a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, as Cidades Criativas da Unesco trazem contribuições concretas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da criação de políticas públicas e de projetos de base promovendo a participação de todos, incluindo mulheres, jovens e grupos vulneráveis.

Durante as atividades de imersão estiveram presentes as seguintes instituições: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (MANAUSCULT), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Acariquara, Cozinha Boca da Mata, Feira do mel, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) e Sítio PANC.

Confira o manifesto da candidatura:

Manaus, coração da Amazônia, é um reflexo da diversidade e riqueza dos sabores da floresta. Com uma culinária enraizada na ancestralidade e na biodiversidade local, a gastronomia manauara mistura ingredientes e técnicas únicas, resultando em pratos que encantam e surpreendem. O tambaqui, o tucumã, o jambu e a farinha do Uarini são exemplos de uma cozinha que valoriza e promove essa conexão peculiar entre o homem e a natureza. A autenticidade dos sabores de Manaus vai muito além dos pratos típicos. Nossa culinária carrega histórias, tradições e saberes, que moldam nossa identidade cultural e nos conectam com a Floresta. Cada receita é uma expressão de criatividade e respeito ao meio ambiente, compondo um cenário gastronômico que, ao mesmo tempo, preserva e inova. Com um compromisso forte entre setor público e privado, Manaus vem implementando ações que destacam sua cozinha como um elemento estratégico de desenvolvimento sustentável e cultural. Ao receber essa chancela, Manaus tem a chance de inserir nossa culinária no mapa internacional, se posicionando como uma referência de gastronomia sustentável, além de abrir novas portas para o turismo e a economia criativa local. É a oportunidade de integrar uma rede global de cooperação, fomentar a inovação e compartilhar o que temos de mais autêntico: a conexão profunda entre o alimento, a floresta e o nosso povo. Sendo assim, entidades, parceiros e comunidades que subscrevem este documento, firmam compromisso público de apoio e apresentam com orgulho a candidatura de Manaus à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Clique para manifestar apoio à candidatura: https://forms.gle/TFpw79kLx35s3B1Z7

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: