Opinião/Informação;
Quem é do AGRO familiar e empresarial sabe que sem acesso ao crédito rural o crescimento é lento em qualquer parte do mundo. Quem é do AGRO familiar e empresarial do Amazonas sabe onde está a maior trava, ou seja, na questão fundiária e ambiental. Então, BASA e SENAR estão fazendo a sua parte, falto o estado fazer a sua. O Sistema SEPROR sabe onde está a trava no estado, os agentes financeiros sabem onde está a trava, mas ainda não apareceu ninguém do comando maior do executivo, da “Compensa”, ninguém do legislativo (já vem desde 1999) para bater forte na mesa e exigir que, dentro do código florestal, dentro dos 20%, dentro da legalidade, com base nas tecnologias sustentáveis da EMBRAPA, com base nas 21 cadeias produtivas prioritárias identificadas pelo IDAM, o produtor amazonense tenha acesso ao financiamento para ter uma vida melhor e garantir nossa soberania e segurança alimentar num estado que tem 65.6% na pobreza.
Abaixo, matéria da assessoria de imprensa da FAEA que passo a divulgar.
THOMAZ RURAL
Senar Amazonas realiza, em parceria com Basa, treinamento de elaboração de projetos de financiamento rural para técnicos de campo da ATeG
Nos dias 22 e 23 de julho, o Senar Amazonas realizou, em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), um treinamento em padronização de procedimento em projetos e planilhas do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O treinamento é fruto do Acordo de Cooperação Técnica ACT nº 2023/239 assinado em 17 de novembro de 2023 entre O Sistema CNA/Senar e o Basa.
O conteúdo foi ministrado pela engenheira agrônoma, Maria Goreth Valente, e direcionado para técnicos de campo que atuam no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Amazonas com objetivo de capacitar os profissionais na elaboração de projetos de financiamento de qualidade de forma que eles possam auxiliar os produtores rurais atendidos pelo programa e, atender às expectativas da instituição financeira.
Durante os dias de treinamento, os técnicos tiveram acesso a todo o processo de tramitação, recursos, e processos para a realização dos projetos. Foram disponibilizados materiais e planilhas didáticas para que todo o curso pudesse ser dinâmico e facilitar o aprendizado, permitindo aos participantes obterem conhecimento aprofundado sobre o uso da plataforma direcionada para aplicação do Pronaf. O próximo passo é a habilitação dos técnicos junto ao Senar Amazonas para elaboração dos projetos de financiamento.
Na abertura do treinamento, o presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, ressaltou a importância da intensificação nos treinamentos e elaboração dos projetos, cujo objetivo é gerar capacitação e praticidade nas aplicações do Pronaf e Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Também participaram da abertura, a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves e o gerente geral do Banco da Amazônia – Manaus – Centro, Frank Okamura.
A gerente técnica interina do Senar-AR/AM, Fernanda Melo e membros da equipe técnica da instituição, participaram do evento, assim como os 14 técnicos de campo da ATeG do Senar Amazonas, que foram o público-alvo do treinamento.
Os técnicos atendem atualmente produtores rurais de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Autazes, Codajás, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva nas cadeias produtivas de Avicultura, Fruticultura, Bovinocultura de Leite, Piscicultura e Olericultura.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar