“…do contrário, a Rodovia BR-319 será mesmo jogada no limbo e definitivamente “sepultada”…”

Opinião/Informação:

Mais uma vez o engenheiro civil, advogado e professor Marcos Maurício Costa da Silva faz alertas sobre a repavimentação da Rodovia BR-319 afirmando que estamos “sofrendo novo ataque“. Sinceramente, se fosse, mas não sou, Eduardo Braga e Omar Aziz, que já foram governador, são senadores e aliados do PT por 16 anos, teria vergonha desse tratamento dedicado pelo governo federal para nos tirar do isolamento. Até ministros no governo do PT já tivemos. Não sei como eles aceitam essa enrolação escancarada de décadas com a BR-319. A cobrança é superficial, não batem forte na mesa, jogam tudo Marina (que tem muita culpa), mas ficamos um bom tempo sem Marina nos governos, inclusive nos 4 anos do Bolsonaro. Se quiserem comparar, está 16 a 4 pro Lula ganhando em termos de enrolação com o Amazonas. Outro detalhe: Conseguimos o gasoduto, ponte e arena, mas nada da BR-319. Acho que realmente não mandamos mais em nosso Estado. Estamos dependentes da Alemanha e de ONGs ambientalistas que tem um caixa forte, fortíssimo. Triste! Jamais desistir!

Abaixo, argumentação de quem acompanha essa “novela” bem de perto.

Repavimentação da Rodovia BR-319 sofre novo ataque.

Por Marcos Maurício

Data: 23.5.2024

A proposição apresentada por Sua Excelência a Senhora ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, veiculada nesta quinta-feira, 23, na CNN Brasil, significa, para quem ainda não percebeu, de uma forma reta, clara, direta e objetiva, o cancelamento do Estudo de Impacto Ambiental aprovado em julho de 2022 e, obviamente, o da Licença Prévia (LP). Observem que a ADA (Área Diretamente Afetada), a AID (Área de Influência Direta) e a AII (Área de Influência Indireta) constituíram parâmetros para a realização do EIA.
Alterar essas áreas, como sugere a ministra Marina Silva (vide matéria da CNN Brasil), significa o cancelamento do EIA. Isto é inadmissível e precisa de uma resposta urgente por parte dos nossos parlamentares, das entidades de classe, da sociedade civil organizada, da indústria, do comércio, do setor de serviços etc; do contrário, a repavimentação da Rodovia BR-319 será mesmo jogada no limbo e definitivamente “sepultada”.
Não podemos nos curvar diante desse novo discurso.
Notem que o tema da viabilidade ambiental já havia sido superado com a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental.
Como a viabilidade social é inquestionável – e também já havia sido demonstrada em capítulos do EIA – e a demonstração da viabilidade técnica e econômica está sendo elaborada pelo DNIT, que é o empreendedor, agora percebe-se, de forma cristalina e remansosa, a tentativa de fulminar o Estudo de Impacto Ambiental com novos discursos.
Faz-se necessária, assim, uma pronta resposta a essa nova tentativa de manter o Amazonas, de forma perpétua, isolado do restante do Brasil pelo modal rodoviário, menosprezando os riscos e o sofrimento da nossa gente decorrente desse isolamento.

Foto capturada de matéria veiculada pela CNN Brasil, datada de 23.5.2024.
https://www.instagram.com/p/C7UwloEvt06_aBokPc8Q_sSFRxy9CTGcHk1Fq80/?igsh=dWY1aXUzY2p5Y2Fi

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