Mais duas turmas da ATeG do SENAR finalizadas em Itacoatiara

Opinião/Informação:

Mais duas turmas da ATeG do SENAR-AM foram concluídas no Amazonas, em Itacoatiara. A nota divulgada pela assessoria de imprensa do SISTEMA mostra os números positivos dessa ação que é gratuita e certificada. É capacitando o produtor rural que vamos ganhando soberania e segurança alimentar, gerando emprego, renda, dignidade e movimentando a economia no interior do gigante Amazonas. Aproveito para mandar um abraço ao amigo Alcemir, presidente do SR de Itacoatiara, e à secretaria escolar Soraya.

THOMAZ RURAL

O Senar Amazonas realizou no último sábado (16), em parceria com o Sindicato Rural de Itacoatiara, uma cerimônia de encerramento, apresentação de resultados e certificação da turma de Olericultura do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Itacoatiara. A turma registrou, no total, um aumento de 69% na produtividade. Na ocasião também foi feita a certificação simbólica de produtores da turma de Bovinocultura.

O evento que foi realizado no Polo de ensino Antenor Alves de Lima, sediado no Sindicato Rural do município, contou com a presença do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço e de membros da equipe técnica e administrativa da instituição.

“Hoje participamos de um momento especial de conclusão de duas turmas de ATeG do Senar em Itacoatiara, em parceria com o Sindicato Rural do município. Tivemos entrega de certificados e apresentação de resultados extremamete positivos de desenvolvimento, de aumento de produtividade, de renda, dos produtores que foram assistidos pelo Senar Amazonas nessas duas turmas. É a ATeG do Senar cada vez mais se expandindo e promovendo uma revolução positiva no setor primário amazonense”, avaliou o presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço.

Estiveram presentes também na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima, a secretária escolar do Polo de ensino, Soraya Cordovil, o gerente da área técnica do Senar-AR/AM, Jean Mendes, o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães e a gerente da área administrativa financeira, Joycione Santos.

“Nossa avaliação junto à turma de ATeG de Olericultura foi bastante positiva. Foi muito importante porque formamos pessoas que participaram por dois anos desse programa e que se capacitaram tecnicamente e também em nível de gestão, e aprenderam a produzir e vender melhor para ganhar seu dinheiro, aumentar sua renda e mudar a vida para melhor. A avaliação da turma de Bovinocultura, que é uma atividade que cresceu muito nos últimos anos aqui no município, é igualmente positiva, porque os participantes adquiriram muitos conhecimentos, tiveram o acompanhamento veterinário uma vez por mês em suas propriedades e chegaram ao final do programa bem mais qualificados do que no início”, relembrou o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima.

A apresentação dos resultados da turma de Olericultura foi realizada pela técnica de campo que acompanhou os produtores rurais pelo período de dois anos, Etiene Sousa.

“No decorrer desses dois anos eles tiveram acompanhamento, tanto técnico quanto gerencial. Também tivemos um aumento de 69% na produtividade e uma redução de 7% nos custos. Dentro destes custos estão: menor uso de defensivos agrícolas, maior gerenciamento da renda da propriedade e a redução dos custos totais da produção”, resumiu Etiene.

A turma de Bovinocultura, encerrada em novembro de 2023, foi acompanhada pela técnica de campo, Jamires Souza e também apresentou resultados muito positivos.

ATeG

A ATeG é um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados.

Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

[email protected]

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

2 thoughts on “Mais duas turmas da ATeG do SENAR finalizadas em Itacoatiara

  • março 21, 2024 em 5:41 pm
    Permalink

    Caro Thomaz Rural,
    Hoje, tenho o prazer de destacar e elogiar um programa que tem sido um verdadeiro aliado para o desenvolvimento e o sucesso da comunidade agrícola: o ATEG .
    Este programa tem se destacado por sua abordagem abrangente e pelo impacto positivo que tem trazido para a vida dos piscicultores.
    O Ateg, dá acesso a uma serie de recursos essenciais, como informações sobre práticas aquícolas até orientação sobre gestão. Isso tem capacitado os piscicultores na tomada de decisão mais assertivas.
    Uma das características mais valorizadas do programa é o seu compromisso com a capacitação contínua dos produtores. O atendimento in locu, com treinamentos práticos, permitindo que os piscicultores aprimorem suas habilidades e adotem novas técnicas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade.
    Além de fornecer conhecimento e habilidades, o programa também promove a construção de uma rede de apoio entre os produtores rurais. Isso cria oportunidades para compartilhar experiências, aprender uns com os outros e estabelecer parcerias que fortalecem a todos.
    Destaco também, a introdução de novas ferramentas e equipamentos até a adoção de práticas sustentáveis, o programa incentiva os produtores a abraçarem o progresso e a se manterem atualizados com as últimas tendências.
    Por fim, não podemos subestimar o impacto social e econômico positivo que este tipo de iniciativa proporciona a comunidade. Ao fortalecer o Agro do amazonas, ele não apenas sustenta a economia regional, mas também dá colo ao produtor já tão “Sofrido”.
    É sem sombras de dúvida um trabalho exitoso e com respostas maravilhosas daqueles que fazem parte desta atividade, os produtores rurais, em suas cadeias produtivas atendidas pelo programa. No caso especial da Piscicultura, no qual tenho maior afinidade, vejo e ouço relatos de Piscicultores elogiando, trabalho realizado pelo equipe e Eu mesmo em visita a Piscicultores da região metropolitana, ouço afirmações do antes e do depois do ATEG.. percebo claramente o desenvolvimento. Não somente na fala, mas também no comportamento acerca de seus procedimentos na piscicultura.
    Em resumo, o ATEG, merece todo o reconhecimento e aplausos por seu compromisso inabalável em apoiar e fortalecer os produtores rurais. Seu papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável e no bem-estar de nossa comunidade é verdadeiramente inspirador.
    Agradecemos sinceramente a SENAR e FAEA, Presidente Muni (FAEA) e Jennys (SENAR), a Equipe de Consultores que vestiram a camisa do ATEG e fazem a diferença. Saudações e o meu reconhecimento. a todos, por realizar um trabalho incansável de dedicação à melhoria da piscicultura. Que continuem sendo uma fonte de inspiração e apoio para todos os que trabalham na piscicultura com tanto amor e dedicação.
    Parabéns FAEA, Parabéns SENAR
    E principalmente Parabéns Produtores que recebem e colocam em prática aquilo que tem sido repassado…
    Forte abraço a tds
    Leocy Cutrim dos Santos Filho
    MSc. Engenheiro de Pesca /Gestor de Agronegócios

    Resposta
  • Pingback: Comentário do ex-secretário de pesca sobre programa que vem sendo executado no Amazonas – Thomaz Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: