Como é bom ver o governo Wilson avançando nessa pauta. Excelente!

Opinião/Informação:

Não existe pauta mais importante do que combater a fome da população, pois tem reflexo na saúde, educação e segurança. É bom ver o secretário Daniel e sua equipe tocando essa pauta que ajudei a construir lá em 2018, e que no meu blog e no JC já falava há muitos e muitos anos. Wilson e Petrucio me ouviram, e o Daniel vem priorizando ainda mais.

Observem que o Banco de Alimentos fica dentro da CEASA-DF, portanto, a volta da nossa CEASA, que deixaram acabar no passado, certamente vai entrar no radar juntamente com o Banco de Alimentos.

Já temos o Banco de Alimentos do SESC, agora vem o do GOVERNO, e se voltar a CEASA são ferramentas importantíssimas de combate à fome no Amazonas.

Feliz em ver essas imagens.

Abaixo, matéria da SEPROR

THOMAZ RURAL

Em Brasília, Sepror visita Banco de Alimentos para tratar de políticas públicas para redução de desperdício de alimentos

Pautas relacionadas às políticas públicas do setor primário sustentável, exportação de peixes ornamentais também farão parte das agendas institucionais do titular da Sepror

Em Brasília, o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges e a Secretária Executiva da Pasta, Larissa Arouck Monteiro França visitaram, nesta terça-feira (20/02), o Banco de Alimentos, das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Os secretários foram recebidos pelo diretor de segurança alimentar e nutricional do Alimentos da Ceasa, Miro Gomes, para tratar sobre políticas públicas para a redução de desperdício de alimentos.

Na ocasião, os secretários conheceram a estrutura do Banco de Alimentos, sediado na Ceasa-DF, que atua como um instrumento público para reduzir o desperdício de alimentos e operacionaliza políticas públicas de abastecimento social e segurança alimentar e nutricional.

Borges aproveitou a oportunidade para destacar a atuação do Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), desenvolvido pela Sepror e que vem executando ações para a redução do desperdício de alimentos e no fomento de práticas sustentáveis no Amazonas, implementado pelo governador, Wilson Lima em 2019.

“Foi uma agenda muito positiva, para falarmos dessas iniciativas que demonstram um trabalho social que incentiva a conscientização sobre o combate ao desperdício de alimentos e a insegurança alimentar, em especial impulsiona a agricultura familiar. O Banco de alimentos é referência para melhorarmos cada vez mais o nosso programa estadual”, destacou Daniel.

Sobre o programa estadual- Em 2023, a Sepror arrecadou mais de 350 toneladas de alimentos que beneficiaram, aproximadamente, 65 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, de 248 instituições socioassistenciais cadastradas, contribuindo para a segurança alimentar dessa população.

As coletas de alimentos são realizadas em feiras e supermercados de Manaus, que não foram comercializados e seriam descartados, mas que ainda mantêm todos os seus valores nutricionais.

O titular da Sepror, Daniel Borges e a Secretária Executiva da Pasta, Larissa Arouck Monteiro França visitaram também, na manhã desta terça-feira (20/02), a Secretária de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti. O encontro aconteceu na sede da Serfi.

Na ocasião, as pautas foram relacionadas ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária, atividade florestal, pesca e aquicultura do estado do Amazonas, além da criação de políticas públicas para a promoção da qualidade de vida dos homens e mulheres do campo e apoio para a captação de recursos para às atividades agropecuárias.

O titular da Sepror, Daniel Borges cumprirá outras agendas institucionais no Fórum do Confea que vai promover debates sobre reforma tributária, saneamento básico, agronomia, habitação, desenvolvimento urbano e infraestrutura e no Ministério de Pesca e Aquicultura.

Nesta quarta-feira (21/02), Daniel Borges participará como painelista do Fórum de Políticas Púbicas, na temática Agronomia, fazendo parte da programação do 13º Encontro de Líderes, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O evento marca também, o primeiro evento do novo presidente da autarquia, Vinicius Marchese, eleito no mês de novembro para o triênio 2024-2026).

Na quinta-feira (22/02), o titular da Sepror participará da agenda relacionada ao desenvolvimento rural sustentável do Amazonas com foco às exportações de peixes ornamentais e o fortalecimento do manejo do pirarucu e da piracatinga, na Esplanada dos Ministérios, com o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Fotos: Gilvanete Costa/Serfi

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: