AmaZONAS nunca foi e nem é o culpado. Digo quem foi, e as prioridades para 2024…

Opinião:

Pego o gancho nessa manchete do EM TEMPO, última edição do ANO de 2023, para que tenhamos um final do novo ano (2024) diferente. Inicio explicando o que alguns doutores em clima e ambiente ignoram, não explicam, não encaram a verdade em razão dos causadores do “aquecimento global” serem os donos do Fundo Amazônia, ou melhor, os países que colocam grana no Fundo Amazônia e que querem nos isolar e manter a pobreza na região mais rica do mundo.

Abaixo, mostro o nome dos países que “aqueceram o planeta”, Estados Unidos, China, Alemanha, toda a Europa. Países cujo presidentes sequer compareceram à última COP em Dubai, que polui também.

Esses países “aqueceram o planeta’ e nós, que vivemos no estado mais preservado, pagamos a conta do isolamento do nosso caboclo, peixes morrendo e incêndios em razão do excesso de calor.

Mas vocês observam que só falam em DESMATAMENTO na Amazônia como aqui fosse a causa de TUDO. Não engulam essa, isso tem como foco a captação de recursos financeiros para fazer projetinhos de miséria e nos manter pobres (já chegamos a 65,6% abaixo da linha de pobreza).

Vão fazer a mesma coisa com os mesmos? Eu vou continuar avisando!

Vocês não acham estranho que esses países que aportam recursos no Fundo Amazônia, países “tão ecologicamente corretos” e “preocupados” com o meio ambiente, entre eles a Alemanha, não cobram do AMAZONAS o seu ZEE (Zoneamento Econômico Ecológico)? Tem bilhões e bilhões do Fundo Amazônia que já vieram no passado, estão chegando novamente, já tem edital aberto, mas não exigem o ZEE que custa agora 50 milhões. Isso se chama “fratura exposta”, mas a assembleia nem se toca nem cobra. Esse ZEE já custou 11 milhões, agora já está em 50 milhões. Embora seja política ambiental, após enrolar três anos, a SEMA passou para a SEDECTI, só não passou para a SEDECTI a interlocução nos eventos climáticos no Brasil e no Mundo, só passou o ZEE. Repito, tem um E de ecológico.

Muito triste tudo isso! E por isso já estamos 65,6% abaixo da linha de pobreza.

Que 2024 seja diferente!

Abaixo, minhas sugestões de prioridade, sendo primeiro o ZEE, que os demais estados já tem, o Amazonas não.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: