Vencida essa batalha, agora o foco URGENTE dever ser …

Opinião:

Sem a CIDE, mas com o IPI, a declaração do presidente da FIEAM, Antonio Silva, é de que a reforma mantém a competitividade das indústrias do Polo Industrial de Manaus. Uma boa notícia!

Agora, sem perder mais nenhum segundo, já perdemos mais de cinco décadas, vamos fortalecer o AGRO familiar e empresarial do Amazonas, assim como destravar a BR-319, mineração, gás e demais alternativas para reduzir a pobreza que já chega a 60% da população, além de sermos o estado com a menor expectativa de vida ao nascer, entregue ao narcotráfico e com bolsa família maior que o número de empregados (gráficos abaixo da matéria de ÀCRÍTICA).

Além disso, substituir os interlocutores ambientais do estado que, apesar da floresta em pé valer trilhões por ano não foram competentes para colocar recurso digno em quem a preservou para a saúde do planeta. Eles já estão há décadas no comando. Já deu! Já passou da hora de doutores da UFAM e UEA assumirem esse comando, caso contrário, só enrolação e pobreza aumentando. Avisei em 2018 quando tínhamos 49% na pobreza, hoje tá está em 60% mesmo com a floresta valendo trilhões. Captar recursos internacionais não é tudo, tem que saber aplicar corretamente. E a CPI mostrou onde foi aplicado. Fazendo o mesmo não teremos nada diferente.

O CADAAM, que é o comitê do AGRO que atende do pequeno ao grande produtor é um fórum que deve ser cada vez mais prestigiado. A entrada da FECOMERCIO é super importante dentro do CADAAM. A união faz a diferença!

A EMBRAPA já tem tecnologias suficientes para gerar renda em perfeita harmonia com o meio ambiente. O IDAM, a SEPROR, já tem definida no Plano Safra as 22 cadeias produtivas prioritárias. Agora, precisamos do ZEE (ignorado pelos gestores da área ambiental desde 2003), ignorado pelas ONGs ambientalistas mesmo sendo uma política ambiental que é preciso ser feito para ONTEM. Amazonas é o único estado sem ZEE. Não acham estranho? E a comissão de meio ambiente da ALEAM em silêncio. E nosso caboclo quer energia solar, internet, poço artesiano, sementes, mudas e assistência técnica (que pode ser presencial e virtual). No celular tem aplicativo do SENAR com uma infinidade de orientações gratuitas ao produtor rural.

Abaixo, dados de tudo que falei acima, em mapas…

Povo alimentado vai menos ao hospital, aprende melhor na sala de aula e diminuiu a violência, então, vamos priorizar o atendimento das demandas dos servidores do Sistema SEPROR tão logo o caixa do estado esteja equilibrado. POVO alimentado reduz a carga nos bilhões do orçamento da saúde, educação e segurança.

A produção de grãos é de apenas 0,02% do total que o Brasil produz. Estou falando do básico, de arroz, feijão, milho e soja. Na época da pandemia os ambientalistas devem ter comprado e tomado todos os tipos de vitaminas para se proteger, e o caboclo, que nem dinheiro nem comida tinha? Não é a toa que a COVID fez estrago no interior.

Por fim, único grande equívoco na defesa do modelo PIM/ZFM é insistir que manteve a floresta em pé. Como estratégia para os que não conhecem a nossa realidade penso até que funcionou, ajudou, mas não é verdade, é um tiro no pé, e recente editorial de OGLOBO já deu sinais de que já sabem que não é verdade. Vamos usar apenas argumentos técnicos, pois não podemos ter um santuário verde com 60% sem ter o que comer.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: