Opinião do BLOG >
O prefeito David Almeida, com enorme potencial para ser sucessor do governador Wilson Lima, pelo trabalho que vem fazendo na capital, não pode afirmar, porque NÃO é verdade, que foi o atual modelo econômico implantado no PIM/ZFM que manteve a floresta em pé. Isso não é verdade! Faltou assessoria! Sei que ele vai conversar com a sua boa equipe da SEMACC, outros assessores, e se convencer do que estou afirmando. Aliás, sua SEMACC vem fazendo um bom trabalho.
Observem que nem o jovem técnico que falou pela Suframa, e falou bem, nem seguiu esse caminho de floresta x PIM, pois existe fartos argumentos técnicos verdadeiros para defender o modelo.
Eu defendo o modelo PIM/ZFM, nosso AGRO defende o modelo PIM/ZFM, mas não foi ele que manteve a floresta pé, e não é difícil chegar a essa conclusão e saber quem verdadeiramente manteve a floresta em pé.
O atual modelo não interiorizou o desenvolvimento (é só ver o número de desempregados no interior), o interior está pobre, sem emprego, sem renda, insegurança alimentar, desnutrição, entregue às drogas, narcotráfico, prostituição e outra mazelas sociais ao longo dos 56 anos da ZFM. E o pior, 2,4 milhões na pobreza.
Mesmo com esse caos, mesmo desempregado, mesmo não sendo beneficiado pelos empregos do modelo PIM/ZFM que só gera emprego praticamente na Manaus, o caboclo do interior não desmatou a floresta, mas não está bem.
Como já disse, temos 58% da população que está na pobreza, e esse número vem aumentando, o que mostra que a vida do caboclo do interior só piorou e, mesmo assim, sem acesso aos empregos do PIM/ZFM, manteve 97% da floresta em pé.
Usar esse argumento é negar a existência de inúmeras tecnologias sustentáveis já existentes na EMBRAPA, aqui na AM-010, bem pertinho de todos nós.
Tenho certeza que o prefeito David Almeida vai rever seu pensamento conversando com quem realmente entende do assunto. Tem gente que está ao seu lado que sabe bem o que estou comentando.
Suas últimas palavras foram excelentes, mas não foi o PIM/ZFM que manteve a floresta em pé, e se fosse, que modelo é esse que deixou 58% na pobreza.
Nossa floresta vai continuar em pé, o modelo também vai continuar vivo com argumentos técnicos, mas só o AGRO familiar e empresarial faz chegar o desenvolvimento ao interior. Não tem outro caminho.
THOMAZ RURAL