Macauly, agrônomo formado na UFAM, de Manicoré, seria o melhor representante do “BRAZIL DAY” que aconteça na Franca na terça (20), mas………..

Opinião do BLOG >

Não tenho nenhuma dúvida que quem deveria falar sobre Amazônia nesse “BRAZIL DAY THE AMAZONRAINFLOREST” era o jovem agrônomo, formada na UFAM, com origem no interior, nascido em Manicoré, que já é uma referência nacional e internacional, conhecido por MACAULY ABREU(foto). Já é CEO da Onisafra que trabalha com produtores e consumidores.

Ninguém melhor do que o Macauly para falar sobre esse tema “desafios e oportunidades da Floresta Amazônica“. As lideranças dos povos e comunidades rurais falam tanto em jovem rural, mas nessa hora não abrem oportunidade.

Conheço o Macauly, inclusive participei com ele na sexta passada de debate com os concursados do IDAM. Mente aberta, nova, conhecedor e fala a VERDADE. E tem a HUMILDADE como fator que para mim é o mais importante de tudo. Aberto ao contraditório, e FOCADO NA RENDA de quem protegeu a FLORESTA.

O Governo do Estado, a Assembleia Legislativa do Amazonas e demais autoridades tem que ficar atentas a esses eventos internacionais para dizer que o Amazonas tem 97% preservado, mas o povo na miséria, um bolsa floresta de míseros 50 reais por 15 anos, não tem ZEE, não tem Regularização Fundiária e lentidão no licenciamento ambiental. Tenho certeza que o Macauly falaria que a política federal aos extrativistas da sociobiodiversidade tinha 71 milhões entre 2016 e 2021 e não chegou ate ELES. E só agora em 2022 tem mais de 40 milhões disponíveis. Iria dizer que a COVID matou mais no interior em razão da questão nutricional do povo que vive na floresta. As vitaminas que davam reforço para encarar a pandemia não chegaram até ELES. Tenho certeza que o Macauly não omitiria que o Amazonas continua isolado sem a BR-319 asfaltada, e mostraria imagens dessa rodovia com os cilindros de oxigênio atolados. Tenho certeza que o Macauly diria que nem os PRONAFs agroecológicos andam no Amazonas e por aí vai…Diria que só depois de 20 anos o ribeirinho foi incluído no Garantia Safra graças a adesão do governo estadual, via SEPROR. Também diria que os manejadores do pirarucu deixaram de receber mais de um milhão de subvenção federal em 2020 ou 2021.

Enfim, o Amazonas, maior estado da AmazÔNIA, estaria muito bem representado no BRAZIL DAY, DIA DO BRASIL, que não acontece no Brasil, mas na FRANÇA, realizado pelo FDC e INSEAD.

Ou mudamos de interlocutores ou vamos continuar na mesma. Gente nova para ter a chance de ERRAR, pois NÓS só falhamos com o POVO DA FLORESTA ao longo dessas décadas.

Que bom seria ter esse jovem da UFAM, de Manicoré, talentoso nesse EVENTO. Não adiantar convidar agora, ele precisaria de tempo para levantar mais DADOS.

Por fim, novo recurso só DIRETO na conta de quem está no INTERIOR, SEM INTERMEDIÁRIOS…já chega de consultoria…..

Peço desculpas ao amigo Macauly por ter usado seu nome sem sua permissão, mas o conheço, lembro quando você me visitou quanto ainda estava na superintendência da Conab. Conheço seus propósitos….

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: