Até agora não entendi o verdadeiro motivo da postagem desse vídeo (tobogã de pirarucu)

Opinião do BLOG >

Sinceramente, ainda não entendi o principal objetivo de um vídeo postado pela SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) do Amazonas mostrando uma das diversas formas de embarcar o nosso gigante pirarucu no motor que levará certamente a uma indústria. Essa nova forma foi denominada “tobogã de pirarucu“.

Se foi pra mostrar que o nosso caboclo é criativo, nesse caso o manejador, isso ninguém duvida, isso já sabemos há muito tempo, mas o papel de um órgão público é tentar resolver esse gargalo que faz o produto perder a qualidade levando uma imagem que não é única no estado.

Agora, os engenheiros de pesca, consumidores, até ambientalistas, penso eu, do Brasil e do mundo, vendo essas imagens devem ficar decepcionados com o tratamento dado a esse pescado que, certamente, pela velocidade, os pulos de uma prancha para outra, e a rapidez com que entra no barco certamente a qualidade dessa carne já não consegue mais acessar o mercado nacional e mais ainda o internacional. Aprendi isso com o engenheiro de pesca do INPA, meu amigo Nilson, e também o Rogério de Jesus.

Outro detalhe: não é sempre assim que acontece esse embarque no Amazonas, mas o vídeo não explica, pode passar a ideia ao Brasil e ao mundo que em todos os lugares do estado é assim.

Mais um detalhe: O que eu já ouvi falar de recursos para ajudar esses ribeirinhos, de emendas para portos no Amazonas, e ainda acontecer esse lamentável tipo de embarque é um fato que deve nos levar a muitas reflexões.

Muitos anos atrás, no Rio de Janeiro, acompanhado das minhas colegas de Conab (Kelma e Ianelli) mostramos como funcionava essa cadeia para membros de uma das Universidades de Berlim. Ficaram impressionados, mas nada mudou.

Chega de recursos para consultoria, já sabemos o que precisamos fazer pelo povo que defende a floresta.

Por fim, peguei esse vídeo no face do deputado federal Alberto Neto, pois não encontrei mais nas mídias da SEMA. Acho que foi retirado, disse “acho”!

Por falar em manejador, a grande maioria ainda não recebeu a subvenção federal da PGPMBio. A do estado, via ADS, não tenho conhecimento do andamento, mas certamente vai pagar a safra de 2020.

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: