Opinião do BLOG >
Pelo segundo ano consecutivo, o atual secretário de produção rural, Petrucio Magalhães Junior, visita os agentes operadores do crédito rural no Amazonas. Semana passada, foi pessoalmente na AFEAM, BANCO DO BRASIL e BANCO DA AMAZÔNIA, segundo postagens que acompanhei no facebook e no site da SEPROR.
É, sem dúvida, uma clara demonstração do Sistema SEPROR da importância de um maior acesso dos nossos produtores rurais aos recursos disponibilizados para o setor primário.
Sabemos que a excessiva burocracia bancária, a falta de capilaridade dos agentes financeiros, entraves ambientais (licença), documentação da terra, inadimplência e, ainda, a necessidade de ampliação quantitativa e qualitativa dos projetos que são apresentados aos agentes ainda são entraves que precisamos superar. Temos que superar para o bem da economia do Amazonas.
Muito boa a atitude, a disposição do secretário Petrucio, em procurar os parceiros que estão com os recursos financeiros para o nosso setor primário.
Já que a CAIXA se esconde do crédito rural no Amazonas, mas tem feito pelo Brasil, sugiro também agendar visita para cobrar uma maior participação em nosso estado. Lembro que, no passado, a CAIXA já chegou a fazer parceria com o IDAM, mas pouco ou nada tem feito pelos nossos produtores rurais.
THOMAZ RURAL